ENSAIO METODOLÓGICO DE CARTOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Cláudia Fátima de Melo Favarão
  • Rosely Sampaio Archela Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n3p025

Resumo

O presente texto refere-se à contribuição da alfabetização cartográfica no Ensino Fundamental. O estudo foi realizado, com estudantes da 5ª série (6º ano). Inicia com as noções apresentadas por eles, a respeito dos conceitos cartográficos essenciais para o estudo da geografia com o objetivo de avaliar a importância da alfabetização cartográfica na construção dos conceitos geográficos. Os estudantes vivenciaram encaminhamentos metodológicos para a compreensão da alfabetização cartográfica com enfoque para visão oblíqua e vertical, imagem tridimensional e bidimensional, alfabeto cartográfico (ponto, linha e área), construção de legenda, proporção, lateralidade e orientação. Contrariamente a idéia já sedimentada de que os conceitos geocartográficos realizam-se com a cópia de mapas em folhas transparentes para a localização dos rios, cidades e estados nesses mapas, é possível ir além, sem desconsiderar a importância da localização de pontos de referências em um mapa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rosely Sampaio Archela, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo, Brasil(2000). Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina , Brasil. Experiência nas áreas de Geografia com ênfase em Cartografia.

Downloads

Publicado

2011-12-09

Como Citar

Favarão, C. F. de M., & Archela, R. S. (2011). ENSAIO METODOLÓGICO DE CARTOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL. GEOGRAFIA (Londrina), 20(3), 025–034. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n3p025

Edição

Seção

Artigos