Guia metodológico de trabalho de campo em geografia

Antonia Brito Rodrigues, Claudia Arcanjo Otaviano

Resumo


A ciência geográfica estuda o conjunto de fenômenos e formas de organizações num determinado espaço da superfície terrestre. Espaço onde a natureza e a dinâmica social se integram, marcam e definem paisagens. A organização deste espaço pressupõe não só um aprofundamento teórico, mas também um contato direto e investigador - observar, identificar, reconhecer, localizar, perceber, compreender e analisar o espaço geográfico e a dinâmica de sua organização - por meio do trabalho de campo. Por isso mesmo, pode-se dizer, que o trabalho de campo é um instrumento didático-pedagógico do ensino da ciência geográfica. Neste estudo destaca-se a importância desse recurso pedagógico no processo de ensino-aprendizagem e apresenta-se um conjunto de orientações para o planejamento e desenvolvimento do trabalho de campo.

Palavras-chave


Trabalho de campo; Procedimentos metodológicos; Ensino de geografia.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2447-1747.2001v10n1p35

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