Aporte antropogênico de metais pesados em sedimentos de corrente de áreas de lixão, urbanizadas e agrícola, em Parelhas-RN, região semiárida do Brasil

Autores

  • Jane Azevedo de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Raquel Franco de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2012v21n3p5

Palavras-chave:

Sedimentos de corrente, Índice de Geoacumulação, Fator de Enriquecimento, Açude, Parelhas.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi investigar o aporte antropogênico de metais pesados para o meio ambiente na área de influência do lixão do município de Parelhas/RN e em um trecho do rio Seridó, em áreas de lixão, urbanizadas e agrícolas. As determinações das concentrações de Alumínio (Al), Cádmio (Cd), Cobre (Cu), Chumbo (Pb), Cromo (Cr), Ferro (Fe), Níquel (Ni) e Zinco (Zn) nas amostras de sedimentos coletados foram realizadas por Espectrofotômetro de Absorção Atômica – AAS-CHAMA. Os Índices de Geoacumulação (IGEO) variam de não poluído para Al, Ni e Pb, e não poluído a moderadamente poluído para Cd, Zn, Cr, Cu e Fe. O ponto mais próximo ao lixão (PC3.1) foi classificado como não poluído a moderadamente poluído para Cr e Fe. Há enriquecimento em Cd, porém não é significativo. O Fator de Enriquecimento (FE) forneceu uma informação adicional para o Açude Caldeirão, que apresenta enriquecimento moderado para Pb, Cr, Fe e Zn em seus sedimentos. Tanto o IGEO quanto o FE mostram diminuição em seus valores à medida que os sedimentos de corrente foram coletados em locais mais distantes da cidade de Parelhas (PS3 à PS2 à PS1).

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jane Azevedo de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestre pelo Programa Regional de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFRN).

Raquel Franco de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Geologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), mestre em Engenharia de Minas pela Universidade de Akita – Japão, doutora em Engenharia de Recursos Naturais - Universidade de Tohoku – Japão.

Downloads

Publicado

2013-12-12

Como Citar

Araújo, J. A. de, & Souza, R. F. de. (2013). Aporte antropogênico de metais pesados em sedimentos de corrente de áreas de lixão, urbanizadas e agrícola, em Parelhas-RN, região semiárida do Brasil. GEOGRAFIA (Londrina), 21(3), 5–22. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2012v21n3p5

Edição

Seção

Artigos