Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista GEOGRAFIA (Londrina)?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

NORMAS EDITORIAIS

Número de Autores: A Revista Geografia/UEL reserva-se o direito de não aceitar trabalhos com mais de 03 autores.

Os trabalhos devem ser originais. Ao enviarem seus textos para avaliação, os autores se comprometem a não submeterem o mesmo material a outro periódico, preservando o caráter inédito do mesmo. Em casos especiais (trabalhos históricos, relevantes ou de resgate, devido à exigüidade dos periódicos originais) os trabalhos poderão ser aceitos, após avaliação do Conselho Editorial.

O conteúdo dos textos é de exclusiva responsabilidade dos autores.

É de responsabilidade dos autores a correção ortográfica e gramatical, a revisão da digitação, bem como a formatação do texto, conforme as orientações aqui explicitadas. O Conselho Editorial reserva-se o direito de realizar eventuais alterações nos originais com a finalidade de manter a homogeneidade e qualidade deste periódico sem que seja necessário submeter tais remodelações à aprovação dos autores.

Os trabalhos são recebidos em fluxo contínuo e devem ser enviados, exclusivamente, pelo sistema SEER. Para isso, o autor deverá acessar o endereço eletrônico em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/user/register e preencher o cadastro. Digite seu nome de maneira completa e sem abreviações (atenção: não preencha o quadro “pronome de tratamento”, deixe-o em branco); preencha de maneira completa, também, os quadros “instituição/afiliação” e “resumo da biografia” (pode ser o resumo do currículo Lattes). Certifique-se de ter preenchido todos os quadros corretamente e salve as informações (botão verde “cadastrar”). Em seguida, acesse o sistema (digitando seu login e senha através da aba “ACESSO”) e siga as instruções para iniciar a nova submissão. Não se esqueça de salvar e continuar a cada página.

Dúvidas? Veja o vídeo em http://www.youtube.com/watch?v=cdVQTjgwQ2M

No ato da submissão, o autor deverá atentar para o item “escolha uma seção...”, classificando seu trabalho de acordo com as seguintes seções:

Artigos: compreende trabalhos que contenham relatos completos de estudos e pesquisas, matéria de caráter opinativo, revisões da literatura e colaborações assemelhadas (acima de 12 e no máximo 20 páginas).

Oficinas pedagógicas: possui status de artigo; porém, seu formato é menos rígido, pois objetiva a apresentação de propostas didáticas voltadas ao ensino das geociências nos níveis fundamental, médio e superior.

Notas: observações, opiniões, críticas, ponderações, explicações sobre temas de interesse do público-alvo (no máximo 6 páginas).

Resenhas: apreciação, análise crítica e descritiva de obras recém-lançadas. (no máximo 4 páginas).

Entrevistas e depoimentos: (no máximo 6 páginas).

ATENÇÃO!

INFORMAÇÃO FUNDAMENTAL!

Durante a submissão eletrônica do trabalho, no item:

Passo 4. Transferência de documentos suplementares

O autor responsável pela submissão deverá anexar um arquivo na opção “transferir documentos suplementares” no qual, constarão todos os autores e respectivas qualificações em uma única página. 

Nesta mesma área deverá ser inserida as "CARTAS DE RESPONSABILIDADE PELA TRADUÇÃO" do resumo (Inglês e Espanhol). 

Os trabalhos recebidos serão submetidos à apreciação do Conselho Consultivo Permanente deste periódico, bem como, a consultores externos ad hoc, sempre especialistas reconhecidos em cada tema abordado. Para tanto, os textos serão enviados para avaliação sem a identificação da autoria. Os consultores emitirão parecer sobre o aspecto teórico-conceitual, estrutural (coerência do texto) e de redação (ortográfico-gramatical).

As matérias tratadas, bem como as opiniões emitidas pelos autores, são de suas exclusivas responsabilidades.



FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS


Veja e Use este Modelo  - Normas Revista Geografia (Londrina) 2017.

 


(inserir Linha Horizontal antes do Título e dar um espaço simples depois dela)

Normas Revista Geografia (Londrina)

a Partir de Fevereiro de 2017

Apenas as Letras Iniciais Maiúsculas, Centralizado, Negrito, Fonte Arial 14, espaçamento de entrelinhas simples

 

(três espaços simples entre os títulos)

.

Título em inglês: Letras Iniciais Maiúsculas Centralizadas e em Itálico (sem negrito), Fonte Arial 12, espaçamento de entrelinhas simples, 

 

(três espaços simples)

 

Título em espanhol: Letras Iniciais Maiúsculas Centralizadas e em Itálico (sem negrito), Fonte Arial 12, espaçamento de entrelinhas simples, 

 

Nome do (s) Autor (es) (Arial, tamanho 11)[1]

Nome e Informações de autores devem ser enviados em arquivo complementar, no trabalho a ser avaliado não deve constar identificações

Não serão aceitos Trabalhos com mais de 3 autores


 

 

(Inserir Linha Horizontal e dar três espaços simples)

RESUMO: é a apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto: assunto, objetivos e principais resultados e conclusões.  O alinhamento deve estar justificado, tamanho da fonte 10, espaçamento de entrelinhas simples, e espaçamento 0 pt antes e 0 pt depois, em parágrafo único, contendo, no máximo, 200 palavras em texto corrido (sem ilustrações ou citações). A palavra “Resumo”, “Abstact” e Resumen devem aparecer na mesma linha que o texto, em negrito, seguido de dois pontos (:).

 

(dois espaços simples)

PALAVRAS-CHAVE: As palavras-chave, até três, devem vir em seguida do resumo ou abstract, separadas por ponto e virgula e com apenas as iniciais das primeiras palavras em maiúsculo. A palavra “Palavras-chave” e “Key words” devem aparecer em negrito. Arial 10, Espaço Simples.

 

(dois espaços simples)

ABSTRACT:   Solicita-se que a tradução do RESUMO para a língua inglesa seja feita por especialista anexando uma declaração de responsabilidade da tarefa dessa parte do artigo na opção “transferir documentos suplementares”. O corpo do texto do Abstract deverá estar em Itálico, parágrafo simples, em fonte Arial 10, separado das palavras chave por um espaço simples.

 

(dois espaços simples)

KEY WORDS: O corpo do texto das Keywords deverá estar em Itálico, parágrafo simples, em fonte Arial 10.

 

(dois espaços simples)

RESUMEN: Solicita-se que a tradução do RESUMO para a língua espanhola seja feita por especialista anexando uma declaração de responsabilidade da tarefa dessa parte do artigo na opção “transferir documentos suplementares”. O corpo do texto do Resumen deverá estar em Itálico, parágrafo simples, em fonte Arial 10, separado das palavras chave por um espaço simples.

(dois espaços simples)

 

PALABRAS-CLAVE: O corpo do texto das Palabras-Clave deverá estar em Itálico, parágrafo simples, em fonte Arial 10.


(Inserir Linha Horizontal e dar três espaços simples )

 

INTRODUÇÃO

Deve ser concisa e apresentar a problemática a ser abordada no artigo. Nela devem constar também informações sobre a área de pesquisa e os objetivos do trabalho. Não deve ser embasada em citações bibliográficas, as quais devem ser utilizadas no corpo do trabalho ao longo das discussões dos resultados. Deve ser escrita em Arial 11, espaço 1,5, com recuo de parágrafo de 1cm.

 

DESENVOLVIMENTO

 

Formatação Geral

Os trabalhos deverão ser digitados no software Microsoft Office Word 2003 ou superior e salvos em formato DOC para não perder a formatação. Se o trabalho for elaborado numa versão atual do Microsoft Office Word, por favor, salve na versão solicitada antes do envio.

Se os autores utilizarem o sistema open office, ainda assim devem salvar como arquivo do Word (doc ou Docx).

 

Configuração da página:

  • Tamanho do papel: A4;
  • Orientação retrato (para todo o trabalho);
  • Margens: superior, inferior, esquerda e direita = 2,5 cm;
  • Cabeçalho e rodapé 1,25 cm;
  • Sem paginação (não paginar!);
  • Fonte Arial
  • Tamanho da fonte no texto: 11, normal.

 

Itens e Subitens do Texto 170203007854 -

Sem recuo inicial de parágrafo, sem numeração nos títulos e subtítulos, em negrito, alinhamento justificado, Fonte Arial tamanho 11, espaçamento de entrelinhas 1,5 linha.

Os Itens principais deverão estar em letras maiúsculas; os subitens em letras minúsculas (exceto a palavra inicial da frase e as palavras iniciadas, por regra, em maiúsculo).

artigo deve conter INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CONCLUSÕES, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS como estruturação, o que não se aplica às notasresenhas, oficinas pedagógicas entrevistas.

Entre os itens ou subitens e os parágrafos do texto deve ser dado um espaço 1,5.

(um espaço 1,5)

Formatação do Texto (subtítulos devem ter só as letras iniciais maiúsculas)

texto deverá ser formatado da seguinte maneira: alinhamento justificado, tamanho da fonte 11, normal, recuo especial na primeira linha de cada parágrafo por 1 cm, espaçamento de entrelinhas 1,5 linha.

Entre os parágrafos de texto não deve ser dado espaço; pois a formatação aplicada já permitirá o destaque entre os mesmos.

O recuo da linha inicial dos parágrafos deverá ser de 1,0.

(um espaço 1,5)

Citações, Figuras, Tabelas (subtítulos devem ter só as letras iniciais maiúsculas)

As citações com mais de 3 (três) linhas devem ser digitadas em fonte 10, espaço simples, sem recuo, alinhamento justificado, com margem esquerda de 4 cm. (Fulano de tal, 1973).

(um espaço 1,5)

Contudo, uma coisa é clara. Se a humanidade quer ter um futuro reconhecível, não pode ser pelo prolongamento do passado ou do presente. Se tentarmos construir o terceiro milênio nessa base, vamos fracassar. E o preço do fracasso, ou seja, a alternativa para uma mudança da sociedade, é a escuridão (HOBSBAWM, 1995, p.562).

(um espaço 1,5 ATÉ O TEXTO)

Fórmulas e equações (subtítulos devem ter só as letras iniciais maiúsculas)

Devem ser elaboradas através do Equation Editor (ferramenta disponível no Microsoft Office Word no menu Inserir - Equação). Os símbolos e as abreviaturas utilizadas nas fórmulas e equações, ou qualquer parte do texto, devem ser explicados ou explicitados quando de sua primeira citação.

(um espaço 1,5)

Figuras (subtítulos devem ter só as letras iniciais maiúsculas)

As Figuras (mapas, fotografias, etc) devem ser numeradas (Ex: Figura 01: Evolução da População em Londrina entre 1970 e 2015) e estar localizadas logo a seguir da sua referência no texto, em formato jpeg, nítidas (com no mínimo 200 dpis), centralizadas, com Título acima e informação de fonte da Figura abaixo, fonte Arial 10 e espaço simples. Na fonte deverá constar o ano e a mesma deverá estar inserida nas Referências. Espaçamento na área contendo título, imagem e fonte deve ser de 1,0p.

(um espaço 1,5)

 

Figura 01: Fotografia feita por Juliani ao usar um bebê como escala

 

 

 

 

Fonte: Acervo do Museu Histórico de Londrina.

(dois espaços 1,5)

Os gráficos também seguem as normas citadas e devem ser denominadas de Figuras.

 

Figura 02: Área colhida de maçã em alguns estados brasileiros em 2011

 

 

 

 

 

Fonte: IBGE (2012).

(dois espaços 1,5)

 

Fonte das Figuras e Gráficos (subtítulos devem ter só as letras iniciais maiúsculas)

Quando se tratar de ilustração (ex: fotografia) produzidas pelo próprio autor do trabalho indica-se: Ex: Fonte: o próprio autor.

(dois espaços 1,5)

 

Tabelas e Quadros (subtítulos devem ter só as letras iniciais maiúsculas)

As tabelas (não possuem as bordas laterais) e os quadros (possuem todas as bordas) seguem as mesmas formatações das Figuras.

Os quadros e tabelas não devem ser cortados ou subdivididos, o que subentende que elas devem ter no máximo o tamanho de uma página.

Os quadros prestam-se para dados e informações de caráter qualitativo. As tabelas são apropriadas aos dados numéricos. A Fonte deve ser Arial 10 com espaçamento simples, inclusive entre título, tabela ou quadro e fonte. Veja modelo abaixo. A fonte dos quadros e tabelas, quando elaborados pelo próprio autor, indica-se colocar como FONTE: o próprio autor.

(um espaço 1,5)

 

 

Tabela 01: Área e produção de maçã em alguns estados brasileiros em 2011

 Unidade da Federação

Área Colhida

(ha)

Produção

(t)

Participação Produção

(%)

Santa Catarina

18.785

640.676

47,9

Rio Grande do Sul

17.124

634.436

47,4

Paraná

1.846

58.537

4,3

São Paulo

105

1.153

0,1

Minas Gerais

157

3.713

0,3

Total

38.017

1.338.515

100,0

Fonte: IBGE (2012).

 (dois espaços 1,5 até o texto)

 

Quadro 01: Características dos dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos

 

Circuito Superior

Circuito Inferior

Tecnologia

Capital intensivo

Trabalho intensivo

Organização

Burocrática

Primitiva

Capitais

Importantes

Reduzidos

Emprego

Reduzido

Volumosos

Assalariado

Dominante

Não-obrigatórios

Estoques

Grande quantidade e/ou alta qualidade

Pequena quantidade e

qualidade inferior

Preços

Fixos (em geral)

Submetidos à discussão entre comprador e vendedor

Crédito

Bancário Institucional

Pessoal não-institucional

Margem de lucro

Reduzida ou por unidade, mas importante pelo volume de negócios

(exceção produtos de luxo)

Elevada por unidade, mas pequena em relação ao volume de negócios

Relações com a clientela

Impessoais e/ou com papéis

Diretas, personalizadas

Custos fixos

Importantes

Desprezíveis

Publicidade

Necessária

Nula

Reutilização dos bens

Nula

Frequente

Overhead Capital

Indispensável

Dispensável

Ajuda governamental

Importante

Nula ou quase nula

Dependência direta do exterior

Grande, atividade voltada para o exterior

Reduzida ou nula

Fonte: Santos (2008).

Organização: Beidack (2012).

(dois espaços 1,5 até o texto)

 

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS (títulos letras maiúsculas)

Deve ser concisa e apresentar as principais conclusões extraídas do resultados analisados ao longo do artigo. Não deve conter nada de novo em relação ao texto do artigo. Não deve conter citações bibliográficas. Tamanho da fonte Arial 11, espaço 1,5 entre linhas, recuo de parágrafo de 1cm.

REFERÊNCIAS (títulos letras maiúsculas)

As referências bibliográficas utilizadas ao longo do texto (citações diretas e indiretas) deverão ser arroladas neste item (em ordem alfabética) mantendo a seguinte formatação: tamanho da fonte Arial 11, alinhamento à esquerda, espaçamento de entrelinhas simples, e espaçamento 6 pt antes e 6 pt depois.

Os títulos de trabalhos em periódicos deverão ser grafados em negrito (não utilizar itálico).

As referências devem seguir as normas da ABNT (ver em http://www.uel.br/bc/portal/#). Exemplos no item 2.3 na Apostila em http://www.uel.br/bc/portal/arquivos/apostila-normalizacao.pdf.

 

As Referências devem estar de acordo com os seguintes exemplos:

 

Livro:

SOBRENOME, Iniciais dos nomes (do(s) autor(es) do livro). Título do livro (em negrito). Cidade da edição: Editora, ano da edição.

 Capítulo de livro:

SOBRENOME, Iniciais dos nomes (do(s) autor(es) do capítulo). Título do capítulo. In: SOBRENOME, Iniciais dos nomes (Ed., Org., Comp.). Título do livro (em negrito). Cidade da edição: Editora, ano. Número do capítulo, p. página inicial - página final do capítulo.

 Artigos de periódicos/revistas:

SOBRENOME, Iniciais do nome (de todos os autores). Título do artigo. Nome do periódico (em negrito), Cidade da publicação, número do volume, número do fascículo, p. página inicial - página final, ano.

 Trabalhos acadêmicos:

SOBRENOME, Iniciais dos nomes (do autor). Título do trabalho acadêmico (em negrito). Data de publicação. Tese/Dissertação/Monografia (Doutorado/Mestrado/ em ...) - Departamento, Universidade, cidade da defesa.

Trabalhos em eventos:

SOBRENOME, Iniciais dos nomes (do(s) autor(es)). Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO EM CAIXA ALTA, número do evento, ano de realização, cidade: Editora, data, página inicial-final.

 Artigos de periódicos online:

SOBRENOME, Iniciais dos nomes (do(s) autor(es)). Título do trabalho. Local: Editora, data. Disponível em: (fonte). Acesso em: data (dia, mês, ano).

Sites e Páginas da Web

Devem seguir as normas da ABNT de citação e ter o endereço completo e a data de acesso. Os links deverão estar ativados. Ex: www.uel.br , acessado em 07/02/2017.

(um espaço 1,5)

AGRADECIMENTOS

Agradecimentos a auxílios recebidos para a realização da pesquisa e/ou elaboração do trabalho ou à pessoas que contribuíram para a realização do mesmo.

 

Notas de Fim de Texto

Todas as notas (de rodapé) devem ser apresentadas como notas de fim de texto e estar devidamente numeradas. Espaço simples, letra Arial 10, justificado.

 

Solicita-se que sejam obedecidas as normas da ABNT e da Revista.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.



[1] Instituição, Endereço Completo e Email de cada um dos autores.

AS NOTAS DE RODAPÉ DEVEM SER EVITADAS AO LONGO DO TEXTO. AS MESMAS, QUANDO EXTREMAMENTE NECESSÁRIAS, DEVEM SER SUBSTITUIDAS POR NOTAS DE FIM DE TEXTO.



 

OS TRABALHOS FORA DAS NORMAS DA REVISTA SERÃO SUMARIAMENTE REJEITADOS E ARQUIVADOS


Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Ela não foi publicada por qualquer outro periódico ou mecanismo de divulgação, mídia impressa ou eletrônica. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".

  2. Comprometo-me a não submeter o presente trabalho a outro periódico ou qualquer outro meio de divulgação. Declaro estar ciente de que essa obrigatoriedade cessa apenas, e tão somente, quando eu solicitar o arquivamento deste trabalho, e que tal solicitação deverá ser comunicada por escrito, através de email) ao Editor-chefe da Revista GEOGRAFIA (Londrina).

  3. A autoria do trabalho, não deverá incluir mais de 03 autores e deverá ser anexada em arquivo na opção “transferir documentos suplementares” no qual, em uma única página com o nome completo do autor (sem abreviações), centralizado; fonte Arial, tamanho 10; negrito; espaçamento de entrelinhas simples, e espaçamento 0 pt antes e 0 pt depois. Na linha abaixo (Arial 9, espaçamento simples) na seguinte ordem: graduação, última titulação e instituição (onde obteve o título),  vinculação profissional (universidade, instituto de pesquisa, organização), endereço completo (logradouro, número, local, caixa postal, CEP, cidade e estado) e endereço eletrônico (estes dois últimos não serão divulgados).

  4. ABSTRACT e KEYWORDS:  declaro que a tradução foi feita por especialista e está comprovada por envio de declaração de responsabilidade da tarefa dessa parte do artigo  na opção “transferir documentos suplementares”.
  5. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Office Word 2003, OpenOffice ou RTF.  O texto está em espaço 1,5; usa fonte ARIAL de 11pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto.

    • Tamanho do papel: A4;
    • Orientação retrato (para todo o trabalho);
    • Margens: superior, inferior, esquerda e direita = 2,5 cm;
    • Cabeçalho e rodapé 1,25 cm;
    • Sem paginação (não paginar!);
    • Fonte Arial
    • Tamanho da fonte: 11, normal.
    URLs para as referências foram informadas quando necessário.

  6. Confirmo que, caso tenha utilizado tabelas ou quadros no presente trabalho, os mesmos foram gerados através da ferramenta “tabela” disponível no Microsoft Office Word.
    Confirmo que fórmulas e equações, porventura utilizadas neste trabalho, foram elaboradas através do Equation Editor (ferramenta disponível no Microsoft Office Word).

 

Declaração de Direito Autoral

A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Geografia (Londrina), ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Gografia (Londrina).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.