O bildungsroman a serviço da história. A modernidade indonésia em bumi manusia (1980), de Pramoedya Ananta Toer
DOI:
https://doi.org/10.5433/el.2019v23.e35348Palavras-chave:
Literatura da Indonésia, Pramoedya Ananta Toer, Romance de formação, Ficção histórica.Resumo
O artigo localiza Bumi Manusia de Pramoedya Ananta Toer dentro da tradição do Bildungsroman, ressaltando como ele atualiza o gênero, dotando-o de elementos da ficção histórica. Toer identifica o ideal iluminista de formação como produto de uma realidade europeia, indisponível para nativos indonésios sob o jugo da Holanda. Assim que protagonista reconhece a impossibilidade de se desenvolver naquela sociedade, ele alcança um novo nível de consciência sobre a condição de seus conterrâneos. Daí o romance segue uma dinâmica diversa; antes de descrever o desenvolvimento de um indivíduo exemplar, ele se torna um relato genealógico da consciência anticolonial Indonésia.
Referências
DAY, Tony. 'Self' and 'Subject' in Southeast Asia Literature in the Global Age. In: ROBINSON, Kathryn (Ed.) Asian and Pacific Cosmopolitans: Self and Subject in Motion. Houndmills: Palgrave, 2007, p. 19-36.
GOETHE, Johann Wolfgang von. Os Anos de Aprendizagem de Wilhelm Meister. São Paulo: Ed. 34, 2006.
GoGWILT, Christopher Lloyd. The Vanishing Genre of the Nyai Narrative: Reading Genealogies of English and Indonesian Modernism. Comparative Literary Studies, v. 44, n. 4, p. 409-433., 2007.
GRASS, Günter. Die Blechtrommel. Hamburg: Fischer, 1962.
LUKÁCS, Györg. A teoria do Romance. São Paulo: Duas Cidades/Editora 34, 2000.
NIEKERK, Carl. Modernity, Sexuality, and Gender in Pramoedya Ananta Toer’s This Earth of Mankind (1980). Symposium: a Quarterly Journal in Modern Literatures, v. 65, n. 2, p. 77-98, 2011.
PRAMOEDYA ANANTA TOER GEÏNTERVIEWD DOOR RUDY KOUSBROEK. Ikon. Amsterdam: Cultura 24, 8 de setembro de 2012. Programa de TV.
RICKLEFS, Merle Calvin. A History of Modern Indonesia since c. 1200. Houndmills: Palgrave, 2001.
SARTRE, Jean-Paul. Prefácio ao “Os Condenados da Terra” de Frantz Fanon. In: SARTRE, Jean-Paul. Colonialismo e neocolonialismo. (Situações V). Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1968.
SCHULTZ, Daniel F.; FELTER, Maryanne. Education, History, and Nationalism in Pramoedya Toer’s ‘Buru Quartet’. Crossroads: an Interdisciplinary Journal of Southeast Asian Studies, v. 16, n. 2, p 143-175, 2002.
SELBMANN, Rolf. Der deutsche Bildungsroman. Stuttgart: Metzler Verlag, 1984.
SIEBERT, Rüdiger. Leseproben – Indonesiens Beitrag zur Weltliteratur Pramoedya Ananata Toer (1923 – 2006). DIG. Deutsch-Indonesische Gesellschaft e.v. Disponível em: http://www.adtractive.de/dig_new/leseproben-indonesiens-beitrag-zur-weltliteratur-pramoedya-ananata-toer-1923-2006/. Acesso em: 13 nov. 2018.
TOER, Pramoedya Ananta. Esta Estranha Terra. Traduzido por Daniela García. Lisboa: Quetzal, 2003.
TOER, Pramoedya Ananta. Bumi Manusia. Sebuah Novel Sejarah. Buku Pertama dari Seri 4 Jilid. Yogyakarta: Hasta Mitra, 2002a.
TOER, Pramoedya Ananta. Anak Semua Bangsa. Sebuah Novel Sejarah. Buku ke-dua dari Seri 4 Jilid. Yogyakarta: Hasta Mitra, 2002b.
TOER, Pramoedya Ananta. Footsteps. Translated by Max Lane. New York: Penguim Books, 1996.
TOER, Pramoedya Ananta. This Earth of Mankind. Translated by Max Lane. New York: Penguin Books, 1990.
TOER, Pramoedya Ananta. Exile: Pramoedya Ananta Toer in Conversation with André Vltchek and Rossie Indira. Chicago: Haymarket Books, 2006.
TSUCHIYA, Kenji. Popular Literature and Colonial Society in Late-Nineteenth-Century Java. Cerita Nyai Dasima, the Macabre Story of an Englishman’s Concubine. Southeast Asian Studies, v. 28, n. 4, p. 467-480, Mar. 1991 .
VICKERS, Adrian. A History of Modern Indonesia. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.