O que nos conta o Coringa? – Sentidos da metateatralidade em Arena conta Tiradentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/el.2018v21.e33251

Palavras-chave:

Teatro brasileiro, Arte engajada, Sistema Coringa.

Resumo

No ano passado, a peça Arena conta Tiradentes (de Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri) completou 50 anos de idade ainda despertando o interesse de jovens pesquisadores, mesmo tendo sido publicada uma única vez. A obra já dispõe de boa fortuna crítica, no entanto, ainda se percebe que as investigações têm dificuldade de avançar além da formulação teórica-interpretativa com que o coautor Augusto Boal apresenta a peça, logo na introdução do livro. O presente trabalho pretende analisar alguns dos estudos mais originais produzidos, buscando encontrar insights que permitam encontrar novas frentes de leitura e debates sobre a peça, especificamente a discussão sobre o estatuto do personagem Coringa.

Biografia do Autor

Elzimar Fernanda Nunes Ribeiro, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Professora do Instituto de Letras e Linguística pela Universidade Federal de Uberlãndia - UFU

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Publicado

2018-06-24

Como Citar

Ribeiro, E. F. N. (2018). O que nos conta o Coringa? – Sentidos da metateatralidade em Arena conta Tiradentes. Estação Literária, 21, 51–64. https://doi.org/10.5433/el.2018v21.e33251

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático