Brecht e os Estados Unidos: levantamento e análise das referências feitas ao teatro norte-americano no Diário de Trabalho Volume II

Paola Piovezan Ferro, Elder Kôei Itikawa Tanaka

Resumo


A leitura do Diário de Trabalho, de Bertolt Brecht, pode nos esclarecer diversos momentos do pensamento do dramaturgo alemão. Neste artigo, nos detemos mais especificamente ao período em que Brecht esteve exilado nos Estados Unidos (1941-1947). O trabalho busca compreender um pouco mais do contexto vivido por Brecht, bem como as relações de trabalho por ele estabelecidas, além de suas opiniões e discordâncias, principalmente em relação aos pensamentos do encenador Max Gorelik e do dramaturgo Clifford Odets.


Palavras-chave


Brecht; Gorelik; Odets; Teatro norte-americano.

Texto completo:

PDF

Referências


ARONSON, Arnold. American Theatre in Context: 1945-Present. In: The Cambridge history of American Theatre. Vol. 3. Editado por WILMETH. D. B. e BIGSBY, C. New York: Cambridge, 2000.

BENJAMIN, Walter. O autor como produtor. In: Obras escolhidas, Magia e técnica, arte e política, v. I. São Paulo: Brasiliense, 1985.

BLAKE, Ben. The awakening of the American Theatre. New York: Tomorrow Publishers, 1935.

BRECHT, Bertold. Poemas: 1913-1956. Trad. Paulo Cesar Souza. São Paulo: Brasiliense, 1990.

______. Diário de Trabalho. Volume I. 1938-1941. Trad. Reinaldo Guarany e José Laurenio de Melo. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.

______. Diário de Trabalho. Volume II. 1941-1947. Trad. Reinaldo Guarany e José Laurenio de Melo. Rio de Janeiro: Rocco, 2005.

______. Poemas do exílio. In: Jornal Traulito. Trad. Tércio Redondo. n.2. jul./ago. 2010.

COSTA, Iná Camargo. Palestra sobre o ensaio “O autor como produtor”. In: SOARES, M. e CEVASCO, M. E. Crítica Cultural Materialista. São Paulo: Humanitas, 2008.

DICKINSON, Thomas. Herbert. The insurgent Theatre. New York: Huebsch, 1917.

FRICK, John. A changing theatre: New York and beyond. In: The Cambridge history of American Theatre. Vol. 2. 1870 – 1945. Editado por WILMETH. D. B. e BIGSBY, C. New York: Cambridge, 1999.

LONDRÉ, Felicia Hardison; WATERMEIER, Daniel. J. The History of North American Theater: The United States, Canada and Mexico: From pre-columbian times to the present. New York: The Continuum International Publishing Group Inc., 1998.

LYON, James. Bertold Brecht in America. New Jersey: Princeton University Press, 1980.

REYNOLDS, R. Clay. Stage Left: The Development of the American Social Drama in the Thirties. Troy, NY: Whitston Publishing Company, 1986.

SARLÓS, Robert Karoly. Jig Cook and the Provincetown Players: Theatre in Ferment. Amherst, MA, University of Massachusetts Press, 1982.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Estação Literária
Londrina/ PR
ISSN: 1983-1048
E-mail: estacaoliteraria@uel.br