Brecht e os Estados Unidos: levantamento e análise das referências feitas ao teatro norte-americano no <i>Diário de Trabalho Volume II</i>

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/el.2018v21.e33234

Palavras-chave:

Brecht, Gorelik, Odets, Teatro norte-americano.

Resumo

A leitura do Diário de Trabalho, de Bertolt Brecht, pode nos esclarecer diversos momentos do pensamento do dramaturgo alemão. Neste artigo, nos detemos mais especificamente ao período em que Brecht esteve exilado nos Estados Unidos (1941-1947). O trabalho busca compreender um pouco mais do contexto vivido por Brecht, bem como as relações de trabalho por ele estabelecidas, além de suas opiniões e discordâncias, principalmente em relação aos pensamentos do encenador Max Gorelik e do dramaturgo Clifford Odets.

Biografia do Autor

Paola Piovezan Ferro, Universidade Federal do Oeste do Pará - Ufopa

Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo - USP

Elder Kôei Itikawa Tanaka, Universidade Federal do Oeste do Para -Ufopa

Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo - USP

Referências

ARONSON, Arnold. American Theatre in Context: 1945-Present. In: WILMETH. D. B.; BIGSBY, C. (ed.). The Cambridge history of American Theatre.New York: Cambridge, 2000. v. 3.

BENJAMIN, Walter. O autor como produtor.In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas, Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985. v. I

BLAKE, Ben. The awakening of the American Theatre. New York: Tomorrow Publishers, 1935.

BRECHT, Bertold. Poemas: 1913-1956. Trad. Paulo Cesar Souza. São Paulo: Brasiliense, 1990.

BRECHT, Bertold. Diário de Trabalho. Trad. Reinaldo Guarany e José Laurenio de Melo. Rio de Janeiro: Rocco, 2002. v.1 1938-1941

BRECHT, Bertold. Diário de Trabalho. Volume II. 1941-1947. Trad. Reinaldo Guarany e José Laurenio de Melo. Rio de Janeiro: Rocco, 2005.

BRECHT, Bertold. Poemas do exílio. Trad. Tércio Redondo. Jornal Traulito, n.2. jul./ago. 2010.

COSTA, Iná Camargo. Palestra sobre o ensaio “O autor como produtor”. SOARES, M.; CEVASCO, M. E. Crítica Cultural Materialista. São Paulo: Humanitas, 2008.

DICKINSON, Thomas. Herbert. The insurgent Theatre. New York: Huebsch, 1917.

FRICK, John. A changing theatre: New York and beyond. In:WILMETH. D. B.; BIGSBY, C. The Cambridge history of American Theatre: 1870 – 1945. New York: Cambridge, 1999. v. 2

LONDRÉ, Felicia Hardison; WATERMEIER, Daniel. J. The History of North American Theater: The United States, Canada and Mexico: From pre-columbian times to the present. New York: The Continuum International Publishing Group Inc., 1998.

LYON, James. Bertold Brecht in America. New Jersey: Princeton University Press, 1980.

REYNOLDS, R. Clay. Stage Left: The Development of the American Social Drama in the Thirties. Troy, NY: Whitston Publishing Company, 1986.

SARLÓS, Robert Karoly. Jig Cook and the Provincetown Players: Theatre in Ferment. Amherst, MA, University of Massachusetts Press, 1982.

Downloads

Publicado

2018-06-24

Como Citar

Ferro, P. P., & Tanaka, E. K. I. (2018). Brecht e os Estados Unidos: levantamento e análise das referências feitas ao teatro norte-americano no <i>Diário de Trabalho Volume II</i>. Estação Literária, 21, 141–154. https://doi.org/10.5433/el.2018v21.e33234

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático