O teatro de Dea Loher, um campo de tensão estética

Autores

  • Júlia Mara Moscardini Miguel Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" - Unesp

DOI:

https://doi.org/10.5433/el.2018v21.e33099

Palavras-chave:

Teatro contemporâneo, Dea Loher, Mosaico de estéticas, Hibridização.

Resumo

O teatro da dramaturga alemã contemporânea, Dea Loher, destaca-se por uma hibridização de estéticas teatrais, a começar pelos efeitos de distanciamento brechtianos, até mesmo recursos da fragmentação advindos do Teatro do Absurdo, porém não abdicando da tradição da fábula e priorizando o ideal político de esclarecimento das massas. Os efeitos estéticos encontrados em suas peças são passíveis de análise a partir da teoria de Jean-Pierre Sarrazac ao observar o fenômeno dramatúrgico contemporâneo. Ele aponta para a predominância de um mosaico estético ligado à manutenção do enredo, este por sua vez, desvencilhado da ideia de continuidade dramática.

Biografia do Autor

Júlia Mara Moscardini Miguel, Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" - Unesp

Doutoranda em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" - Unesp

Referências

BHABHA, Homi. O Local da Cultura. Tradução de Myriam Ávila et al. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.

BORGES, Jorge Luís.; COZARINSKY, Edgardo. Do cinema. Tradução de Ana Fonseca e Silva e Salvato Teles de Menezes. Lisboa: Livros Horizonte, 1986.

DAEDALUS COMPANY. Olgas Raum von Dea Loher. Frankfurt, 2017. Disponível em: http://www.daedaluscompany.de/produktionen/olgas-raum/index.html. Acesso em: 09 abr. 2015.

HAAS, Birgit. Das Theater von Dea Loher: Brecht und (k)ein Ende. Bielefeld: Aisthesis Verlag, 2006.

HAAS, Birgit. The return of dramatic drama in Germany in1989. In: VARNEY, D. (org.) Theater in the Berlin Republic: German drama since reunification. Frankfurt am Main: Peter Lang, 2008.

HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo. Tradução de Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. Tradução de Pedro Süssekind. 2. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2011. (Cinema, teatro e modernidade, 11).

LOHER, Dea. Bugatti taucht auf. Gotinga: Wallstein, 2012.

LEHMANN, Hans-Thies. Das Leben auf der Praça Roosevelt. Frankfurt am Main: Verlag der Autoren, 2004a.

LEHMANN, Hans-Thies. Licht. In: LEHMANN, Hans-Thies. Magazin des Glücks. Frankfurt am Main: Verlag der Autoren, 2001.

LEHMANN, Hans-Thies. O canto de Olga. Tradução de Marcos Barbosa. Frankfurt am Main: Verlag der Autoren, 2004b.

LEHMANN, Hans-Thies. Olgas Raum. Frankfurt am Main: Verlag der Autoren, 1994a.

LEHMANN, Hans-Thies. Unschuld. Frankfurt am Main: Verlag der Autoren, 2003.

SARRAZAC, Jean-Pierre. O Futuro do Drama. Tradução de Alexandra Moreira da Silva. Lisboa: Campo das Letras, 2002.

SÜSSEKIND, F. A voz e a série. Rio de Janeiro: Sette Letras; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

WERNER, Ruth. Olga Benário: A história de uma mulher corajosa. São Paulo: Alfa Omega, 1979.

WITTSTOCK, Uwe. Nach der Moderne: Essay zur deutschen Gegenwartsliteratur in zwölf Kapiteln über elf Autoren. Recklinghausen: Wallstein Verlag, 2009.

Downloads

Publicado

2018-06-24

Como Citar

Moscardini Miguel, J. M. (2018). O teatro de Dea Loher, um campo de tensão estética. Estação Literária, 21, 155–176. https://doi.org/10.5433/el.2018v21.e33099

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático