Ingardem e uma ontologia da obra de arte literária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/el.2017v20.e31029

Palavras-chave:

Literatura, Ontologia, Ingarden

Resumo

A obra de Roman Ingarden é frequentemente associada à fenomenologia, entendendo esta a partir do grupo de Freiburg ao lado de Heidegger e Gadamer. Entretanto, se a filiação de Ingarden à filosofia de Husserl é efetiva, sua constância com as ideias do autor alemão não o são. O atual artigo pretende analisar a compreensão da obra de Ingarden marcando esta não por um viés epistemológico, como prega Husserl a partir das Ideias, mas por um viés ontológico, ainda tributário a escola de Göttingen, assim mapeando as consequências desta visada para a compreensão da obra de arte literária.

Biografia do Autor

Otávio Guimarães Tavares, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutor em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Referências

BRAIDA, Celso R. A Forma e o sentido da frase "isso é arte". In: BRAIDA, Celso R.; DRUCKER, Claudia; BARBOZA, Jair (Org.). Café Filosófico: estética e filosofia da arte. Florianópolis: Edufsc, 2014a. p. 23-56.

BRAIDA, Celso R. Tópicos em ontologia. Florianópolis: Rocca Brayde, 2013.

BRAIDA, Celso R. Roman Ingarden. documento de aula. 2014b.

CARROLL, Noël. Beyond aesthetics: philosophical essays. New York: Cambridge University, 2003.

DANTO, Arthur. The Transfiguration of the commonplace: a philosophy of art. Cambridge: Harvard University, 1981.

DANTO, Arthur. The Philosophical disenfranchisement of art. New York: Columbia University, 1986.

DICIONÁRIO GROVE DE MÚSICA: edição concisa (ed. Stanley Sadie; co.ed. Alison Latham). Tradução. Eduardo Francisco Alves. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

DRUMMOND, John J. Historical dictionary of Husserl’s philosophy. Lanham: Scarecrow Press, 2007.

DZIEMIDOK, Bohdan. Ingarden’s theory of values and the evaluation of the work of art. In: DZIEMIDOK, Bohdan; McCORMICK, Peter (Ed.). On the aesthetics of Roman Ingarden: interpretations and assessments. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1989.

FERREIRA, Debora Pazetto. Análise categorial da arte em Amie Thomasson. 2010. 144f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

GADAMER, Hans-Georg. Truth and method. 2. ed. Tradução: Joel Weinsheimer; Donald G. Marshall. New York: Continuum, 2006.

HEIDEGGER, Martin. Off the beaten track. Tradução: Julian Young e Kenneth Haynes. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.

HEIDEGGER, Martin. Nietzsche: the will to power as art, the eternal recurrence of the same. Tradução: David Farrrell Krell. San Francisco: Harper & Row, 1991. v.1, 2.

HUSSERL, Edmund. Logical investigations. Tradução: J. N. Findlay. London: Routledge, 2001.

HUSSERL, Edmund. Ideas for a Pure Phenomenology and Phenomenological Philosophy. Tradução: Daniel O. Dahlstrom. New York: Hackett, 2014.

INGARDEN, Roman. The Literary work of art. Tradução: George G. Grabowicz. Evanston: Northwestern University, 1973a.

INGARDEN, Roman. The Cognition of the literary work of art. Tradução: Ruth Ann Crowley, Kenneth R. Olson. Evanston: Northwestern University, 1973b.

INGARDEN, Roman. Ontology of work of art: the musical work, the picture, the architectural work, the film. Tradução: Raymond Meyer, John T. Goldthwait. Athens: Ohio University Press, 1989.

INGARDEN, Roman. Controversy over the existence of the world. (vol. 01) Tradução: Arthur Szylewicz. Frankfurt am Main: Peter Lang International Academic Publishers, 2013.

INGARDEN, Roman. Aesthetic experience and aesthetic object. Philosophy and Phenomenological Research, v. 21, n. 3, p. 289-313, 1961.

INGARDEN, Roman. Artistic and aesthetic values. British Journal of Aesthetics, v. 4, n. 3, p. 198-213, 1964.

INGARDEN, Roman. Phenomenological aesthetics: an attempt at defining its range. The Journal of Aesthetics and Art Criticism, v. 33, n. 3, p. 257-269, 1975a,.

INGARDEN, Roman. On the motives which led Husserl to transcendental idealism. Tradução: Arnór Hannibalsson. Den Haag, Netherlands: Martinus Nijhoff, 1975b.

KÜNG, Guido. Roman Ingarden (1893-1970): Ontological phenomenology. In: SPIEGELBERG, Herbert. The Phenomenological movement. The Netherlands: Kluwer Academic Publishers, 1994.

MARGOLIS, Joseph. Recent currents in aesthetics of relevance to contemporary visual artists. Leonardo, v. 12, n. 2, p.111-119, 1979.

MCFEE, Graham. Artistic Judgement: a framework for philosophical aesthetics. London: Springer, 2011.

MITSCHERLING, Jeff. Roman Ingarden's ontology and aesthetics. Quebec: University of Ottowa Press, 1997.

MITSCHERLING, Jeff. Roman Ingarden's "The Literary work of art": exposition and analyses. Philosophy and Phenomenological Research, v. 45, n. 3, p. 351-381, 1985.

RYLE, Gilbert. Essentiale Fragen: Ein Beitrag zum Problem des Wesens.ss by Roman Ingarden (Review). Mind, v. 36, n. 143, p. 366-370, 1927.

SOKOLOWSKI, Robert. Introduction to phenomenology. New York: Cambridge University, 1999.

SPIEGELBERG, Herbert. The Phenomenological movement. The Netherlands: Kluwer Academic Publishers, 1994.

THOMASSON, Amie. The Ontology of art. In: KIVY, Peter (ed.). The Blackwell guide to aesthetics. Oxford: Blackwell Publishing, 2004.

THOMASSON, Amie. Roman Ingarden. In: The Stanford encyclopedia of philosophy. Stanford: Metaphysics Research Lab/Center for the Study of Language and Information/Stanford University, 2012.(ed. Edward N. Zalta). Disponível em: http://plato.stanford.edu/archives/fall2012/entries/ingarden/.

THOMASSON, Amie. Fiction and metaphysics. New York: Cambridge University Press, 1999.

Downloads

Publicado

2017-12-01

Como Citar

Tavares, O. G. (2017). Ingardem e uma ontologia da obra de arte literária. Estação Literária, 20, 85–107. https://doi.org/10.5433/el.2017v20.e31029

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático