Os "Ingém" da modernidade: experiência e técnica na poesia de Patativa do Assaré

Jorge Henrique Romero

Resumo


Esse ensaio tem por finalidade compreender o impacto que as profundas transformações técnicas, sociais e culturais do século XX, tiveram no pensamento filosófico de pensadores como Benjamin, Debord e Agamben, os quais, respectivamente, tratam da redução do horizonte da experiência, da capacidade estrutural que o capital possui de transmutar-se em imagem (espetáculo) e da dilaceração da atividade humana (poiesis e práxis). Para tanto, toma-se como objeto de análise o poema de Patativa do Assaré, intitulado “Ingém de ferro”, bem como as ressonâncias dos conceitos de “experiência” e “técnica” em outros poemas do mesmo autor, como é o caso de “O puxadô de roda”.

Palavras-chave


Experiência; Poiesis; Técnica; Patativa do Assaré.

Texto completo:

PDF

Referências


AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó, SC: Argos, 2009.

AGAMBEM, Giorgio. O homem sem conteúdo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

ADORNO, Theodor W. “Palestra sobre lírica e sociedade”. Em: Notas de literatura. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2012.

ANDRADE, Cláudio Henrique Sales. Aspectos e Impasses da poesia de Patativa do Assaré. Tese apresentada junto ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. 2008

BENJAMIN, Walter. “Experiência e pobreza”, em: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas, volume 1. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala. Madri; Barcelona; La Habana; Lisboa; Paris; México; Buenos Aires; São Paulo; Lima; Guatemala; San José: ALLCA XX, 2002.

MELO NETO, João Cabral de. Notas sobre uma possível A casa de farinha. Organização Inez Cabral. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.

PATATIVA DO ASSARÉ. Inspiração Nordestina: Cantos de Patativa. São Paulo: Hedra, 2003.

______________________. Antologia Poética. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2008

REGO, José, Lins do. Bangüê. Rio de Janeiro: José Olympio, 1978.

_________________. Fogo Morto. São Paulo: O Estado de São Paulo/ Klick Editora, 1997.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012.

SILVA ROMERO, Jorge Henrique da. As formas da inspiração: linguagem e criação poética em “Inspiração Nordestina” de Patativa do Assaré. Curitiba, PR: CRV, 2014.

UNGARETTI, Giuseppe. Razões de Uma Poesia e Outros Ensaios. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Estação Literária
Londrina/ PR
ISSN: 1983-1048
E-mail: estacaoliteraria@uel.br