Novos contornos da/na subjetividade contemporânea: os blogs e as prática da escrita de si

Emanoel Cesar Pires de Assis, Maria Bethânia de F. Melo

Resumo


Este artigo busca entender os novos contornos da subjetividade contemporânea tendo os blogs como uma prática da escrita de si na atualidade. Objetivamos com isso identificar pontos importantes que caracterizam esse tipo de texto em meio eletrônico. Esse mecanismo de escrita se mostra impregnado de características que são próprias do específico momento histórico a que pertence. Dessa forma, entender e estudar a escrita de si é também estudar o momento histórico e as produções subjetivas de seus sujeitos.

Palavras-chave


Escrita de Si; Subjetividade contemporânea; Blogs.

Texto completo:

PDF

Referências


ADORNO, Theodor W. Posição do narrador no romance contemporâneo. In: Notas de Literatura I. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2003.

BRAGA, D.B. Tecnologia e participação social no processo de produção de consumo de bens culturais: novas possibilidades trazidas pelas práticas letradas digitais mediadas pela internet. Trabalhos em Linguística Aplicada, v.49, n 2. Campinas: DLA/IEL?UNICAMP, 2010.

CASTELLS, M. A Galáxia da Internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.

FOUCAULT, M. A escrita de si. In: FOUCAULT, M. O que é um autor? Lisboa: Veja, 1992.

PRANGE, A.P. Da literatura aos blogs: um passeio pela escrita de si. (Dissertação de Mestrado. Programa de pós-graduação em psicologia). Rio de Janeiro: PUC-RJ, 2003.

ROMÃO-DIAS, D. Brincando de ser na realidade virtual – uma visão positiva da subjetividade contemporânea. (Tese de Doutorado. Programa de pós-graduação em psicologia), Rio de Janeiro, PUC-RJ, 2007.

SCHITTINE, Denise. Blog: comunicação e escrita íntima na internet. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

KLINGER, Diane Irene. Escritas de si, escrita do outro: autoficção e etnografia na narrativa latino-americana contemporânea. UERJ, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Estação Literária
Londrina/ PR
ISSN: 1983-1048
E-mail: estacaoliteraria@uel.br