A poesia estrangeira de Alice Sant´Anna

Suzel Domini dos Santos

Resumo


Realizamos, neste artigo, a leitura crítica de alguns poemas que compõem o livro Rabo de baleia (2013), de Alice Sant’Anna, com o propósito de apontar os principais elementos que singularizam a linguagem arquitetada pela poeta contemporânea. De acordo com nossa perspectiva, a poesia de Sant’Anna tem na imagem poética o ponto medular de uma proposição estética. A poeta introduz, em poemas marcados pelo prosaico, imagens de aspecto singular, promovendo a desreferencialização. O olhar lírico flagra o corriqueiro para reapresentá-lo sob uma ótica imprevista, de modo que o poético se revela no elemento estranho, na redescoberta das coisas e do mundo.

 


Palavras-chave


Alice Sant´Anna; Imagem poética; Poesia contemporânea.

Texto completo:

PDF

Referências


BECKETT, Samuel. Esperando Godot. Trad. de F. S. Andrade. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

BLANCHOT, Maurice. Reflexões sobre o Surrealismo. In: ________. A parte do fogo. Trad. de A. M. Scherer. Rio de Janeiro: Rocco, 2011a, p. 94-106.

________. O mito de Mallarmé. In: _______. A parte do fogo. Trad. de A. M. Scherer. Rio de Janeiro: Rocco, 2011b, p. 35-49.

CORTÁZAR, Julio. Para uma poética. In: ________. Valise de cronópio. Trad. de D. Arrigucci Jr. e J. A. Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 1974, p. 85-101.

CHKLOVSKI, Victor. A arte como procedimento. In: EIKHENBAUNM, B. et al. Teoria da literatura: formalistas russos. Trad. de A. M. R. Filipouski et al. Porto Alegre: Globo, 1973, p. 39-56.

ELIOT, Thomas Stearns. Hamlet. In: ________. Ensaios escolhidos. Trad. de M. A. Ramos. Lisboa: Cotovia, 1992, p. 17-21.

FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da lírica moderna: da metade do século XIX a meados do século XX. Trad. de M. M. Curione e D. F. Silva. São Paulo: Duas Cidades, 1978.

MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. 12. ed. São Paulo: Cultrix, 2004.

PAZ, Octavio. A imagem. In: ________. O arco e a lira. Trad. de A. Roitman e P. Wacht. São Paulo: Cosac Naif, 2012a, p. 104-119.

________. A linguagem. In: ________. O arco e a lira. Trad. de A. Roitman e P. Wacht. São Paulo: Cosac Naif, 2012b, p. 37-55.

POUND, Ezra. ABC da literatura. Trad. de A. Campos e J. P. Paes. São Paulo: Cultrix, 1970.

SANT’ANNA, Alice. Alice Sant’anna, uma nova poeta. Rio de Janeiro, Esquerda Diário, 20 jun. 2016. Entrevista a Gabriela Farrabrás. Disponível em: http://www.esquerdadiario.com.b /Alice-Sant-anna-uma-nova-poeta. Acesso em: 15 mar. 2017.

________. Rabo de baleia. São Paulo: Cosac Naif, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Estação Literária
Londrina/ PR
ISSN: 1983-1048
E-mail: estacaoliteraria@uel.br