Fernando Pessoa, literatura e cinema: a percepção, o sensível e o (des)conhecer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/el.2017v19.e30719

Palavras-chave:

Teoria da poesia, Fernando Pessoa, Teoria do cinema, Alberto Caeiro

Resumo

Esse artigo propõe a seguinte questão: haveria uma estética cinematográfica na poética do escritor português Fernando Pessoa? Na estrutura dos seus poemas, dos seus textos em prosa, além de tematizar o cinema, estaria o escritor a antecipar uma percepção fílmica da realidade? A fim de alimentar essas especulações, escolhemos fragmentos variados da obra de Pessoa buscando nesse recorte aproximações à estética do cinema não só enquanto poética do mundo visível, mas também como uma metafísica da vida interior.

 

Biografia do Autor

Rodrigo Souza Grota, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutorando em Letras pela Universidade Estadual de Londrina - UEL

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Publicado

2017-09-12

Como Citar

Grota, R. S. (2017). Fernando Pessoa, literatura e cinema: a percepção, o sensível e o (des)conhecer. Estação Literária, 19, 79–91. https://doi.org/10.5433/el.2017v19.e30719

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático