Balzac e Les femmes supériures: a representação da escritora em Beatriz

Autores

  • Melissa Raquel Zanetti Franchi Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5433/el.2016v18.e29136

Palavras-chave:

Gênio, Representação da escritora, Beatriz, Balzac

Resumo

Recorrente em diversas obras da Comédia humana, a figura do literato enquanto guia e juiz da sociedade (Bénichou 1973) é muito cara a Balzac, autor fascinado pelo tema romântico do gênio. Objetivamos analisar a representação da escritora no romance Beatriz (1839), problematizando o grau de credibilidade que lhe é atribuído e a maneira como a situação da mulher na sociedade burguesa e patriarcal é significada na obra. Investigaremos os sentidos políticos da narrativa (Langle 2000), bem como seu cunho paródico, já que ironiza a oscilação de valores da sociedade francesa no início do século XIX, período de acentuada instabilidade sociopolítica.

 

Biografia do Autor

Melissa Raquel Zanetti Franchi, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Mestranda em Teoria e História Literária  pelo Instituto de Estudos da Linguagem - IEL/UNICAMP

Referências

ADORNO, T. Reading Balzac. In: ADORNO, T. Notes to Literature I. New York: Columbia University Press, 1992.

AGAMBEN, G. Estâncias: a palavra e o fantasma na cultura ocidental. Trad. por Selvino Assmann. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.

ALLEN, J. S. Popular French Romanticism. Nova York: Syracuse University Press, 1981.

ARIGONI, M. I. C. Illusions perdues, de Honoré de Balzac: jornalismo e sociedade em contexto. 2014. Dissertação (Mestrado) - UFRGS, Porto Alegre, 2014.

BALZAC, H. A musa do departamento. In: . BALZAC, H. A Comédia Humana. Rio de Janeiro: Editora Globo, 1951. v. 4. Introduções, notas e orientação de Paulo Rónai.

BALZAC, H. Avant-Propos. In: BALZAC, H. A comédia humana. Série Biblioteca dos Séculos. São Paulo: Ed. Globo, 1947. p. 11-12.

BALZAC, H. Beatriz. In: BALZAC, H. A comédia humana. São Paulo: Globo, 1994.

BALZAC, H. Ilusões Perdidas. Trad. por Leila de Aguiar Costa. São Paulo: Estação Liberdade, 2007.

BALZAC, H. Modesta Mignon. In: BALZAC, H .A comédia humana. Trad. por Vidal de Oliveira. São Paulo: Ed. Globo, 1994.

BÉNICHOU, P. Le sacre de l’écrivain – 1750-1830: essai sur l’avènement d’un pouvoir spirituel laïque dans la France Moderne. 3 ed. Paris: Librairie José Corti, 1973.

BORGLID, H. Femmes balzaciennes: une étude de deux personnages féminins du roman Béatrix, par Honoré de Balzac. Mémoire. Université de Lund: 2012.

BOURDIEU, P. As regras da arte. São Paulo: Schwarcz, 1996.

BROMBERT, V. Balzac and the caricature of the intellect. The French Review, v. 34, n. 1, out. 1960.

DUMONT, L. M. M.; SANTO, P. E. Leitura feminina: motivação, contexto e conhecimento. Ciências e cognição, v. 10, p. 28-37, mar .2007. Disponível em: pepsic.bvsalud.org/pdf/cc/v10/v10a04.pdf . Acesso em: 25 nov. 2016.

FESTA-McCORMICK, D. The myth of the poétes maudits. In: MITCHELL, R. L. (org). Pre-text, Text, Context: essays on nineteenth-century French literature. Colombus: Ohio State University Press, 1980, pp. 199-215.

LANGLE, C. Béatrix: conversion et réaction. In: LANGLE, C. Béatrix. Recherches et Travaux, 2000. p. 97-104. Disponível em: hal-00916148. Acesso em: 20 nov. 2016.

LUKÁCS, G. Balzac: les illusions perdues. In: LUKÁCS, G. Balzac. Ensaios sobre literatura. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira S. A., 1965.

RÓNAI, P. Introdução a Beatriz. In: BALZAC, H. A comédia humana. 3. ed. São Paulo: Globo, 2012. v. 3.

Downloads

Publicado

2016-11-03

Como Citar

Franchi, M. R. Z. (2016). Balzac e Les femmes supériures: a representação da escritora em Beatriz. Estação Literária, 18, 137–155. https://doi.org/10.5433/el.2016v18.e29136

Edição

Seção

Artigos da Seção Livre