Formação e tempo em Jack Kerouac: On the road como Bildungsroman

Gabriel Pinezi

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo mostrar que On the Road, romance do escritor estadunidense Jack Kerouac, pode ser vinculado à tradição moderna do Bildungsroman devido ao modo como se articulam no texto o tempo histórico, o tempo narrativo e o tempo da experiência dos personagens. Alguns críticos estadunidenses, como Regina Weinreich (1984), James T. Jones (1999) e Ben Giamo (2000), já se atentaram para a importância do problema do tempo em Kerouac, reconhecendo seus desdobramentos narrativos em The Legend of Duluoz, o conjunto de romances autobiográficos no qual se insere On the Road. No Brasil, um dos críticos que melhor trabalha o tema da experiência mística em Kerouac é Claudio Willer (2014), que, em Os Rebeldes, analisa a hetorodoxia religiosa dos principais expoentes da Geração Beat. Na intenção de contribuir com a continuidade deste conjunto de estudos, pretende-se aqui mostrar que essa faceta mística e existencial de Kerouac se articula necessariamente com pressupostos estéticos e filosóficos da tradição alemã da Bildung, especialmente aqueles observáveis a partir da obra O Declínio do Ocidente, de Oswald Spengler (1928a; 1928b).

 


Palavras-chave


Kerouac; Tempo; História; Bildungsroman; Spengler.

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