Dispositivos de poder e tecnologias disciplinares no romance Em nome do desejo, de João Silvério Trevisan

Maria de Fátima Lopes Vieira Falcão, Flávio Pereira Camargo

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar os dispositivos de poder e as tecnologias disciplinares no romance Em nome do desejo, de João Silvério Trevisan. Nossas análises procuram evidenciar a hipótese repressiva da sexualidade e o disciplinamento dos corpos e dos desejos de jovens garotos no espaço do Seminário, de modo a garantir a manutenção de uma masculinidade hegemônica, alijando aqueles sujeitos que não se enquadram nos padrões heteronormativos.


Palavras-chave


Disciplina; Regimento; Confissão; Masculinidades.

Texto completo:

PDF

Referências


DREYFUSS, Hubert L.; RABINOW, Paul. Michel Foucault: uma trajetória filosófica – para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro; Edições Graal, 1988.

________. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.

GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: LTC, 2004.

LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2010.

________. Pedagogias da sexualidade. In: _______ (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010, p.7-34.

MENDES, Cláudio Lúcio. O corpo em Foucault: superfície de disciplinamento e governo. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, EDUFSC, n. 39, p.167-181, 2006.

ORTEGA, Francisco. Amizade e estética da existência em Foucault. Rio de Janeiro: Graal, 1999.

POGREBINSCHI, Thamy. Foucault, para além do poder disciplinador e do biopoder. Lua Nova: Revista de Cultura e Política (online), n. 63, p.179-201, 2004.

SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: ________. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000, p. 73-102.

TREVISAN, João Silvério. Em nome do desejo. Rio de Janeiro: Record, 2001.

VINCENT-BUFFAULT, Anne. Da amizade: uma história do exercício da amizade nos séculos XVIII e XIX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1996.

WOODS, Gregory. Historia de la literatura gay. Madrid. España; Ediciones Akal, S.A, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Estação Literária
Londrina/ PR
ISSN: 1983-1048
E-mail: estacaoliteraria@uel.br