O LUGAR DA CRUZ: O SAGRADO E O PROFANO NA PEÇA O PAGADOR DE PROMESSAS, DE DIAS GOMES / THE PLACE OF THE CROSS: THE SACRED AND THE PROFANE IN THE PLAY O PAGADOR DE PROMESSAS, BY DIAS GOMES

Dislene Cardoso de Brito

Resumo


O lugar da cruz é o espaço sagrado do altar da Igreja de Santa Bárbara, para quem Zé-do-Burro fizera uma promessa, em pagamento da cura de seu burro Nicolau. A tensão dramática ocorre na execução da promessa, quando Zé é impedido de entrar na igreja. Acusado de ter cometido heresia, ao misturar os signos cristãos com rituais do candomblé, as portas do templo sagrado se fecham para o pagador de promessas. A análise que segue aponta essa tensão entre o sagrado e o profano na peça <i>O Pagador de Promessas</i>, de Dias Gomes. Mediada pelos estudos de Mircea Eliade, apresentamos uma compreensão do significado dos espaços (sagrado e profano) na peça e o destino da cruz de Zé-do-Burro.

 


Palavras-chave


sagrado; profano; <i>O Pagador de Promessas</i>; cruz. / sacred; profane; <i>O Pagador de Promessas</i>; cross.

Texto completo:

PDF

Referências


ARISTÓTELES. Arte Poética. Trad. Pietro Nassetti. São Paulo: Martin Claret, 2007.

BERTI, Marcelo. Teologando: Soteriologia: doutrina da salvação. Disponível em: http://marceloberti.files.wordpress.com/2010/02/apostila-teologia-sistematicasoteriologia.pdf, acesso: maio 2014.

BRANDÃO, Junito de Souza. Teatro Grego: Tragédia e Comédia. Petrópolis: Vozes, 1985.

ELIADE, M. Imagens e Símbolos. Trad. Maria Adozinda Oliveira Soares. Lisboa: Edições 70, 1979.

________. O Mito do Eterno Retorno. Trad. M. Torres. Lisboa: Edições 70, 1985.

________. O Sagrado e o Profano: a essência das religiões. Tradução: Rogério Fernandes. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

GOMES, Dias. O Pagador de Promessas. Coleção Dias Gomes, Vol. 1. Rio de Janeiro; Bertrand Brasil, 1989.

MALHADAS, Daisi. Tragédia Grega: O mito em Cena. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

ROSENFELD, Anatol. O Mito e o Herói no Moderno Teatro Brasileiro. São Paulo: Perspectiva, 1996.

ROUBINE, Jean-Jacques. Introdução às grandes teorias do teatro. Trad. André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Estação Literária
Londrina/ PR
ISSN: 1983-1048
E-mail: estacaoliteraria@uel.br