ALUSÃO AO CÂNTICO DOS CÂNTICOS EM O ESPELHO DAS ALMAS SIMPLES, DE MARGUERITE PORETE / ALLUSION TO THE SONGS OF SONGS IN O ESPELHO DAS ALMAS SIMPLES, BY MARGUERITE PORETE

Cristian Santos

Resumo


Analisa a presença de possíveis alusões ao <i>Cântico dos Cânticos</i> na obra medieval <i>O Espelho das Almas Simples</i>, de Marguerite Porete. Para isso, confronta o primeiro dos doze títulos atribuído à “alma simples”, a saber, “a muito maravilhosa”, com uma perícope do texto bíblico supramencionado (Ct 6,4-7). Conclui-se que o predicado dirigido à tal alma funciona como uma espécie de síntese da tríade “encantadora, fascinante e imponente” adotada no texto bíblico para designar a “amada”. Observou-se, ainda, que ambas, alma simples e amada, se encontram em absoluto estado de quietude, reflexo do amor dirigido a elas. Desse modo, o livro de Porete se revela devedor de uma tradição literária secular em atribuir uma interpretação fundamentalmente alegórica ao <i>Cântico</i>.

Analyzes the presence of possible allusions to the <i>Song of Songs</i> in the medieval work <i>O Espelho das Almas Simples</i>, by Marguerite Porete. To do so, confronts the first of the twelve titles attributed to "simple soul", namely "very wonderful", with a pericope of the biblical text mentioned above (Ct 6.4 to 7). We conclude that the predicate directed to that soul functions as a kind of synthesis of "charming, fascinating and impressive" triad adopted in the biblical text to designate the "beloved". It was also observed that both simple and beloved souls are in a state of absolute stillness, reflection of love directed at them. Thus, Porete’s book reveals liable to a secular literary tradition of assigning a fundamentally allegorical interpretation of the <i>Song</i>.


Palavras-chave


mística; literatura medieval; Bíblia; beguina; Igreja Católica. / mystique; medieval literature; Bible; beguine; Catholic Church.

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