O sagrado no conto oral “a lenda da moça da pedra encantada”: mito e realidade na vivência sertaneja

Autores

  • Ciro Leandro Costa Fonseca Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Pedro Fernandes de Oliveira Neto Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN https://orcid.org/0000-0001-8627-4499

DOI:

https://doi.org/10.5433/el.2014v13.e27066

Palavras-chave:

Conto oral, Mito, Memória, Sagrado

Resumo

O presente trabalho propõe um estudo sobre a relação entre mito, memória e identidade cultural a partir da narrativa oral popular “A Lenda da Moça da Pedra Encantada” contada por dona Raimunda de Juliana, moradora do Sítio Lagoa de Pedra, no município de Luís Gomes – RN. Essa perspectiva se constitui a partir de estudos sobre o mito e o sagrado, o conto oral e a cultura popular: Eliade (2007), Luccioni (1977), Benjamin (1993), Simonsen (1987), entre outros. Assim, a lenda em estudo constrói a identidade da narradora e do grupo da qual faz parte, além de conduzir contadora e ouvintes a uma relação com o aspecto sagrado e mítico das suas vidas, com o seu passado primordial, mostrando que a vida simbólica é inseparável da natureza humana.

 

Biografia do Autor

Ciro Leandro Costa Fonseca, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Pedro Fernandes de Oliveira Neto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Doutorado em Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UERN

Referências

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nicolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. Tradução: Sergio Paulo Rounet. 5 ed. São Paulo: Brasiliense, 1993.

BOSI, Éclea. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 9 . ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

BURSTEIN, Dan. Introdução A E D: um esboço para O Código Da Vinci. In: BURSTEIN, Dan; KEIJZER, A. de (orgs). Os segredos dos anjos e demônios. Tradução: A. B. Pinheiro de Lemos, Antonio Moura e Sonia Maria Moitrel. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.

CANDIDO, Antonio. Os parceiros do Rio Bonito. 10. ed. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2003.

ELIADE, Mircea. A estrutura dos mitos. In: Mito e realidade. 6 ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.

HÖFFLER, Angélica. A floresta no cordel. Fortaleza: Secult, 2006.

LUCCIONI, Gennie; et al. O mito da literatura. In: LUCCIONI, Gennie. Atualidade do mito. São Paulo: Duas Cidades, 1997.

MARIA, Luzia. O que é conto. São Paulo: Brasiliense, 2004.

QUEIROZ, Maria Isaura Pereira. Variações sobre a técnica de gravador no registro da informação viva. São Paulo: T.A. Queiroz, 1991.

RODRIGUES, Lílian de Oliveira. A voz memória: narrativa e identidade na cultura popular. In: RODRIGUES, Lílian de Oliveira; SAMPAIO, Maria Lúcia Pessoa; FREITAS, Alessandra Cardozo de (orgs). Linguagem, discurso, cultura: múltiplos objetos e abordagens. Pau dos Ferros: Queima; Bucha, 2008.

SIMONSEN, Michele. O conto popular. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

VERNANT, Jean-Pierre. Aspectos míticos da memória e do tempo. In: Mito e pensamento entre os gregos: estudos de psicologia histórica. Tradução: Haiganuch Sarian. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

Downloads

Publicado

2014-12-23

Como Citar

Fonseca, C. L. C., & Neto, P. F. de O. (2014). O sagrado no conto oral “a lenda da moça da pedra encantada”: mito e realidade na vivência sertaneja. Estação Literária, 13, 256–267. https://doi.org/10.5433/el.2014v13.e27066

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático