O erotismo, a sedução e o sagrado em fundador de Nélida Piñon

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/el.2014v13.e27051

Palavras-chave:

Nélida Piñon, Sedução, Sagrado, Profano

Resumo

Na cena da primeira cópula entre os personagens centrais do romance <i>Fundador</i> da escritora Nélida Piñon, é possível perceber uma tensão entre o erotismo dos corpos e o erotismo sagrado, nos dizeres de Georges Bataille, instaurada quando a mulher, cognominada por Monja, surpreende o marido no leito nupcial trajando vestes de religiosa. Em certo sentido, a atitude da personagem produz um interdito, transformando seu corpo numa espacialidade sagrada que não se pode violar. Partindo dessa passagem do texto, este trabalho busca analisar como a relação entre o eros, o místico e a sedução aparecem constituindo a identificação da personagem feminina da narrativa em questão.  

 

Biografia do Autor

Roniê Rodrigues da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Doutor em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte  - UERN

Referências

AGUIAR, Maria Alice. Sob o tríplice signo de Dédalo: o sagrado labirinto da terra, da cidade, da casa em Fundador, de Nélida Piñon. Congresso da Associação Internacional de Lusitanias, 1999. Disponível em: http://www.geocities.com/ail_br/sobreotriplicesignodededalo.htm, acesso em 15 set 2008.

BATAILLE, Georges. O erotismo. Tradução: Antônio Carlos Vianna. Porto Alegre: L&M, 1987.

BAUDRILLARD, Jean. Da sedução. 7.ed. Tradução: Tânia Pellegrini. Campinas, SP: Papirus, 2008.

BAUDRILLARD, Jean. A Transparência do mal: ensaio sobre os fenômenos extremos. 10. ed. Tradução: Estela dos Santos Abreu. Campinas, SP: Papirus, 2008.

CAVALCANTI, RAISSA. Os símbolos do centro: imagens do self. São Paulo: Perspectiva, 2008.

ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano: a essência das religiões. 3.ed. Tradução: Rogério Fernandes. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

ELIADE, Mircea. Tratado de História das Religiões. 3.ed. Tradução: Fernando Tomaz e Natália Nunes. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

EXÔDO. BÍBLIA sagrada. Tradução: João Ferreira de Almeida. Rio de Janeiro: Afalit Brasil, 1996.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Tradução: Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2007.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade III: o cuidado de si. Tradução: Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2007.

KEHL, Maria Rita. Masculino/feminino: o olhar da sedução. In: NOVAES, Adauto (org). O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

LUCCHESI, Ivo. Sedução e Poder. Revista Continente Multicultural, n. 43, jul. 2004.

PIÑON, Nélida. Fundador. Rio de Janeiro: Record, 1997.

Downloads

Publicado

2014-12-23

Como Citar

Silva, R. R. da. (2014). O erotismo, a sedução e o sagrado em fundador de Nélida Piñon. Estação Literária, 13, 92–102. https://doi.org/10.5433/el.2014v13.e27051

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático