A experiência literária marginal em três atos: O “maldito” dos anos 70, o “periférico” contemporâneo e a outsider Carolina Maria de Jesus

Fernanda Rodrigues de Miranda

Resumo


Margem é um termo polissêmico, seu sentido abarca as instâncias do social, do cultural e do epistemológico. Neste artigo visitamos o conceito a partir de três abordagens diferentes: primeiro, articulando-o à experiência da literatura marginal dos anos 1970; segundo, trazendo a reflexão para a arena mais contemporânea da literatura periférica e em terceiro analisando o lugar de outsider ocupado pela escritora Carolina Maria de Jesus, contemporânea da literatura marginal – mas disposta noutra margem, e precursora da literatura periférica – embora sem corresponder a todos os seus pressupostos.


Palavras-chave


Literatura marginal; Literatura periférica; Carolina Maria de Jesus.

Texto completo:

PDF

Referências


ABDALA JR, Benjamin. Necessidade e solidariedade nos estudos de literaturacomparada. In: Revista Brasileira de Literatura Comparada n. 3. ABRALIC. Rio de Janeiro, 1996. Disponível em:

, acesso: 11/08/2013.

BRITO, A. C. Grupo escolar. Rio de Janeiro: Frenesi, 1974.

DALCASTAGNÈ, Regina. Uma voz ao sol: representação e legitimidade na narrativabrasileira contemporânea. In: Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, nº 20. Brasília, julho/agosto de 2002.

FERRÉZ. Manifesto de abertura: Literatura Marginal. In: Caros Amigos (Suplemento Literário) Literatura Marginal: a cultura da periferia: Ato I. São Paulo: 2001.

HOLLANDA, Heloísa. Impressões de viagem: CPC, vanguarda e desbunde: 1960/70. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2004.

JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Francisco Alves, 1960.

MEIHY, J. C. Sebe Bom; LEVINE, Robert (Orgs). Cinderela Negra: A Saga de Carolina de Jesus. Rio de Janeiro: UFRJ, 1994.

PEREIRA, Carlos A. M. Retrato de Época: Poesia Marginal Anos 70. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1981.

PERPÉTUA, Elzira Divina. Traços de Carolina Maria de Jesus: gênese, tradução e recepção de Quarto de Despejo. Tese de doutorado não publicada, Programa de Doutorado em Literatura Comparada, Faculdade de Letras da UFMG: 2000.

SCHWARZ, Roberto (Org). Os pobres na Literatura Brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1983.

VAZ, Sérgio. Manifesto da antropofagia periférica. Disponível em:


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Estação Literária
Londrina/ PR
ISSN: 1983-1048
E-mail: estacaoliteraria@uel.br