Pétrus Borel: Trajetória de um “menor” na cena literária francesa do século XIX

Maria Cristina Batalha

Resumo


Os petits romantiques (pequenos românticos), grupo de escritores e artistas franceses da metade do século XIX, são os representantes mais credenciados daquilo que foi designado por uma “escola do desencanto”. Dentre eles, tomamos aqui o exemplo de Pétrus Borel (1809-1859), também conhecido como o licantropo. A obra de Borel alinha-se com a corrente estética chamada depreciativamente de “literatura frenética”, filial exacerbada e subversiva do romantismo francês. Entendemos que a contribuição dessa vertente literária considerada menor e maldita, praticamente esquecida das antologias e histórias da literatura, nos oferece possibilidades de compreender melhor a cena literária francesa do século XIX, pois os praticantes da literatura menor estabelecem um diálogo fértil e regular com seus pares, ou seja, com aqueles que identificamos como os românticos canônicos, ou ainda os grandes românticos.


Palavras-chave


Literatura maior; Literatura menor; Pequenos românticos; Campo literário.

Texto completo:

PDF

Referências


BAUDELAIRE, Charles. Pétrus Borel. In: ________. L’art romantique. Paris: Garnier Flammarion,1968.

BÉNICHOU, Pierre. Le sacre de l’écrivain (1750-1830). Paris: Gallimard, 1996.

BIAMONTI, Francesco. Une manière de contempler le lointain. In: Magazine Littéraire, juillet-août 2001, pp. 31-3.

BOREL, Pétrus. Champavert. Contes immoraux. Apresentação de Jean- Luc Steinmetz. Paris: Phébus, 2002.

BOURDIEU, Pierre. Les règles de l’art; genèse et structure du champ littéraire. Paris: Seuil, 1992.

BOURGEOIS, René. L´ironie romantique. Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble, 1974.

CASTEX, Pierre-Georges. Le conte fantastique en France de Nodier à Maupassant. Paris: Corti, 1962.

CLARETIE, Jules. Pétrus Borel le Lycanthrope. Sa vie, ses écrits, sa correspondance. Poésies et documents inédits. Paris: Pincebourde, 1865. Disponível em: . Acesso em jun. 2009.

DELEUZE, Gilles; BENE, Carmelo. Superpositions. Paris: Minuit, 1979.

DIAZ, José-Luis. Grands hommes et ‘âmes secondes’, la hiérarchisation des rôles littéraires à l’époque romantique. In: FRAISSE, Luc. Pour une esthétique de la littérature mineure, Colloque “Littérature majeure, littérature mineure”, Strasbourg, 16-18 janvier, 1997, Paris: Honoré Champion, 2000, pp. 65-82.

GAUTIER, Théophile. Histoire du romantisme. II partie, “Le Petit Cénacle”. Paris: L’Harmattan, 1993.

________. Emaux et Camées, Oeuvres complètes, t. I. Bibliothèque de La Pléiade, 1993b.

________. Romans, contes et nouvelles, vol. 1, Bibliothèque de La Pléiade, Paris: Gallimard, 2002.

GLINOER, Anthony; LAISNEY, Vincent. Le cénacle à l´épreuve du roman. In: Tangence, nº 80, 2006, p. 22. Disponível em:. Acesso em jul. 2013.

LIMA, Fernanda Almeida. Uma estética frenética em Champavert le lycanthrope de Pétrus Borel; metáfora e grotesco. Dissertação de Mestrado. Programa de PósGraduação em Letras Neolatinas, Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006.

MAINGUENEAU, Dominique. O contexto da obra literária. 2 ed. Tradução: Marina Appenzeller. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

MELLO, Celina Maria Moreira de. Crítica literária, política e revolução estética em L´Artiste (1831-1832). In: MELLO, Celina Maria Moreira de; CATHARINA, Pedro Paulo Garcia (Org). Crítica e movimentos estéticos, configurações discursivas do campo literário. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006, pp. 13-61.

MILLET, Claude. Charles Nodier ou la politique du mineur. In: FRAISSE, Luc. Pour une esthétique de la littérature mineure, Colloque “ Littérature majeure, littérature, Paris: Honoré Champion, 2000, pp. 129-

MONSELET, Charles. La Lorgnette littéraire. Dictionnaire des grands et des petits auteurs de mon temps. Paris: Poulet-Malssis et De Broise, 1857. Disponível em: . Acesso em jun. de 2009.

O´NEDDY, Philothée. Feu et Flamme. Paris: Dondey-Dupré, 1833.

SAINTE-BEUVE. Premiers lundis, t. II, p. 181, artigo de 1º de março de 1833, La Revue des deux mondes. Disponível em: http://gallica.bnf.fr>. Acesso em ago. 2009.

STEINMETZ, Jean-Luc. Pétrus Borel, le lycanthrope: la vie d’une écriture. Tese de Doutoramento, 3 volumes, apresentada na Universidade de Paris III, dirigida por Max Milner, 1984.

________. Pétrus Borel. Vocation: “poète maudit”. Paris: Fayard, 2002.

WHYTE, Peter. Notice. In: GAUTIER, Théophile. Romans, contes et nouvelles, vol. 1, Bibliothèque de La Pléiade, Paris: Gallimard, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Estação Literária
Londrina/ PR
ISSN: 1983-1048
E-mail: estacaoliteraria@uel.br