Romeu e Julieta em mangá: deslocamentos na pós-modernidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/el.2012v10.e25995

Palavras-chave:

Shakespeare, Pós-modernidade, Identidade, Mangá

Resumo

O descentramento do sujeito pós-moderno, apresentado por Hall (2003), bem como a liquidez da pós-modernidade, observada por Bauman (2005), apontam para o fenômeno de ruptura com as referências que constituíam a base sólida para a formação de identidades, tais como o território de origem, a família e a tradição artístico-cultural. O objetivo do artigo é observar como esse fenômeno se configura na versão de Romeu e Julieta em estilo mangá. Produzida em Londres, mas ambientada em Tóquio, essa versão transita livremente entre oriente e ocidente, entre tradição e ruptura, operando a errância da obra shakespeariana na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Elisa Prado Nascimento, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Mestrado em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Cláudia Rio Doce, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Docente em Letras Universidade Estadual do Centro-Oeste  -UNICENTRO.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Tradução: Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.

HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Tradução: Tomáz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Couto. 8. Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

KELLNER, Douglas. A Cultura da mídia estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Tradução: Ivone Castillo Benedetti. Bauru: EDUSC, 2001.

QUELLA-GUYOT, Didier. A História em quadrinhos. Tradução: Maria Stela Gonçalves e Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Edições Loyola, 1994.

STAM, Robert. Teoria e prática da adaptação: da fidelidade à intertextualidade. In: Ilha do Desterro, número 51, p. 19-53. jul./dez. 2006

SHAKESPEARE, William. Romeu e Julieta.Tradução: Beatriz Viégas-Faria. Porto Alegre: L&PM, 2011.

SHAKESPEARE, William.Romeu e Julieta: Mangá Shakespeare. Tradução: Alexei Bueno. Ilustrações: Sonia Leong. Rio de Janeiro: Galera Record, 2011.

Downloads

Publicado

2012-02-19

Como Citar

Nascimento, E. P., & Rio Doce, C. (2012). Romeu e Julieta em mangá: deslocamentos na pós-modernidade. Estação Literária, 10(1Supl), 207–220. https://doi.org/10.5433/el.2012v10.e25995

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático