O espaço, o tempo e o ser: uma análise cronotópica do romance Galileia

Adalberto Bastos Neto

Resumo


Nosso trabalho tem por objetivo examinar na obra Galileia a complexa relação que existe entre o espaço e o tempo e, assim, mostrar como esses dois elementos são fundamentais na construção da identidade do protagonista Adonias. Para fins analíticos, embasamo-nos nos estudos do cronotopo realizados por Mikhail Bakhtin. Em cada espaço onde Adonias passa, inicia-se uma nova percepção do tempo. O tempo e o espaço da obra Galileia estão diretamente ligados com a essência humana do protagonista e não podem ser vistos apenas como pano de fundo para a trama, mas sim, como elementos relevantes que impulsionam a narrativa.


Palavras-chave


Galileia; Cronotopo; Identidade.

Texto completo:

Sem título

Referências


BAKHTIN, Mikhail M. Formas de tempo e de cronotopo no romance (ensaios de poética histórica). Questões de literatura e de estética. A teoria do romance. Tradução: A. F. Bernadini et al. 5 ed. São Paulo: Hucitec, 2002, p. 211-362.

________. O tempo e o espaço nas obras de Goethe. Estética da criação verbal. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 225-258.

________. O todo temporal da personagem (A questão do homem interior – da alma). Estética da criação verbal. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 91-126.

BRITO, Ronaldo C. Galileia. São Paulo: Alfaguara, 2008.

FIORIN, José Luis. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006.

LOPONDO, L.; IGNATTI, A. S. Tempo, espaço e reconhecimento em Ensaio sobre a cegueira. In: Todas as Letras, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 58-63, 2010. Disponível em: < http://www3.mackenzie.br/editora/index.php/tl/article/view/279 /2792>. Acesso em: 10 jul 2012.

MACHADO, Irene. A questão espaço-temporal em Bakhtin: cronotopia e exotopia. In: PAULA, Luciane; STAFUZZA, Grenissa (org.). O círculo de Bakhtin: teoria inclassificável. Campinas: Mercado das letras, 2010, v.1, p. 203-234.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Estação Literária
Londrina/ PR
ISSN: 1983-1048
E-mail: estacaoliteraria@uel.br