Cultura e literatura contemporâneas: algumas abordagens do pós-moderno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/el.2012v9.e25695

Palavras-chave:

Humor, Pós-modernismo, Literatura

Resumo

Diante das mudanças e os movimentos ocorridos no final do século XX e início do século XXI, destacamos neste artigo o pós-modernismo como um movimento social, abrangendo suas várias instâncias. Na literatura, muitas são as abordagens trazidas. Entre elas, destacaremos o humor pósmoderno, que traz algumas peculiaridades próprias do homem contemporâneo. Assim, o presente trabalho pretende apresentar sinteticamente o movimento pós-moderno, algumas de suas abordagens, destacando o humor e suas singularidades.

 

Biografia do Autor

Angela Maria Pelizer de Arruda, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutorado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina - UEL

Referências

BERGSON, Henri. O riso: ensaio sobre a significação da comicidade. Trad. Ivone C. Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2001. (Coleção Tópicos)


CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CANDIDO, Antonio et. al. (org.). A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas, SP: Editora da UNICAMP; Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1992.

CHIAMPI, Irlemar. O romance latino-americano do pós-boom se apropria dos gêneros da cultura de massas. Revista Brasileira de Literatura Comparada, v.3, n. 3, p. 75-85, 1996.

COUTINHO, Eduardo F. O pós-modernismo e a ficção latino-americana contemporânea: riscos e limites. In: Anais CONGRESSO ABRALIC, 3., 1995, São Paulo. Anais...São Paulo: EDUSP, 1995. p. 423-428.

FONTOURA, Sandra R. H. da. Ironias da cultura pós-moderna. Revista Signo, Santa Cruz do Sul, v.21, n.31, p.33-37, set.1996.

GARCIA-CANCLINI, Nestor. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Trad. Heloísa P. Cintrão e Ana R. Lessa. São Paulo: Edusp, 1997.

HUTCHEON, Linda. Poética do Pós-modernismo. Trad. Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1995.

JAMESON, Fredric. Espaço e imagem: teorias do pós-moderno e outros ensaios. Trad. Ana L. A. Gazoela. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1994.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Trad. Ivone C. Benedetti. Bauru, SP: EDUSC, 2001.

KONZEN, Paulo Cezar. Crônica e crítica: comicidade e contestação em Luis Fernando Veríssimo. 2000. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2000.

KUPERMANN, Daniel. Ousar rir: humor, criação e psicanálise. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

LIPOVETSKY, Gilles. A era do vazio. Lisboa: Antropos, 1989.

MINOIS, Georges. História do riso e do escárnio. Trad. Maria Elena O. Assumpção. São Paulo: Editora UNESP, 2003.

PELLEGRINI, Tânia. Aspectos da produção cultural brasileira contemporânea. Revista Crítica Marxista, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 69-91, 1995.

PROENÇA FILHO, Domício. Estilos de época na literatura (através de textos comentados). 15.ed.São Paulo: Ática, 2002.

SEVCENKO, Nicolau. A corrida para o século XXI: no loop da montanha-russa. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. (Coleção Virando Séculos, v. 7).

SIMON, Luiz C. S. Além do visível: contos brasileiros e imagens na era do pós moderno. 1999. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1999.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Uma introdução ao estudo do humor pela lingüística. D.E.L.T.A, v.6, n. 1, p. 55-82, 1990.

Downloads

Publicado

2012-01-23

Como Citar

Arruda, A. M. P. de. (2012). Cultura e literatura contemporâneas: algumas abordagens do pós-moderno. Estação Literária, 9, 220–237. https://doi.org/10.5433/el.2012v9.e25695

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático