Um sinal ainda que no vazio: a subjetividade e o mínimo que é mais em Verão em Botafogo, de Thiago Camelo

Larissa Andrioli

Resumo


O presente artigo se propõe a apontar inicialmente os traços de uma nova subjetividade masculina na contemporaneidade. Primeiramente, expomos algumas reflexões e suposições acerca do estado da literatura atual, para, então, nos dedicarmos à leitura de uma obra específica, Verão em Botafogo, de Thiago Camelo. Esse artigo é um esboço inicial de um estudo maior e mais complexo sobre as mudanças na expressão masculina que afloraram na contemporaneidade.

 


Palavras-chave


Subjetividade; Delicadeza; Thiago Camelo; Verão em Botafogo; Subjectivity; Tenderness; Thiago Camelo; Verão em Botafogo.

Texto completo:

PDF

Referências


BEHENCK, Everton. Os dentes da delicadeza. Porto Alegre: Não Editora, 2010.

BENSIMON, Carol. Sinuca embaixo d’água. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

CAMELO, Thiago. Verão em Botafogo. Rio de Janeiro: 7Letras, 2010.

GALERA, Daniel. Mãos de cavalo. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

HARVEY, David. A condição pós-moderna - uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Edições Loyola, 2010.

RESENDE, Beatriz. Contemporâneos. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2008.

SISCAR, Marcos. As desilusões da crítica de poesia. In: Congresso Internacional da ABRALIC, 10., 2006. Anais... Disponível em: http://www.abralic.org.br. 2006. Acesso em: 18 set. 2011

_______. Poetas à beira de uma crise de versos. In: PEDROSA,Célia; ALVES, Ida (Org.). Subjetividades em devir. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008.

SCHOLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

TEZZA, Cristovão. O filho eterno. Rio de Janeiro: Record, 2009.

VENTICINQUE, Danilo; GIRON, Luís Antônio. Os donos do português. Época. Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI242480 15220,00.html. Acesso em: 20 mar. 2011.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeus da (Org.); HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Editora Vozes, 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Estação Literária
Londrina/ PR
ISSN: 1983-1048
E-mail: estacaoliteraria@uel.br