Uma leitura sociológica do conto Mestre’ Tamoda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/el.2011v8.e25660

Palavras-chave:

Literatura africana, Cultura, Colonização

Resumo

O presente trabalho faz uma leitura do conto “‘Mestre’ Tamoda” de Uanhenga Xitu, no qual as ações ocorrem em uma pequena aldeia africana. Por meio destas ações, buscamos mostrar algumas marcas da enunciação textual, a qual revela a interferência de aspectos socioculturais do espaço a que se refere. Apontamos alguns aspectos linguísticos, a fim de mostrar que o texto assinala a sobreposição de uma cultura dominante em relação a uma cultura dominada. Para tanto, o referencial teórico oferecido por Mikhail Bakhtin se presta adequadamente como nossa terminologia básica.

Biografia do Autor

Valda Suely da Silva Verri, Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Londrina - UEL

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução: Michel Lahud; Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2004.

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Publicado

2011-02-22

Como Citar

Verri, V. S. da S. (2011). Uma leitura sociológica do conto Mestre’ Tamoda. Estação Literária, 8(1Supl.), 34–41. https://doi.org/10.5433/el.2011v8.e25660

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático