“A Vênus de Ille”, de Prosper Mérimée, “La ajorca de oro”, de Gustavo A. Bécquer, e “Chac Mool”, de Carlos Fuentes: três estátuas vivas na literatura fantástica

Wanderlan da Silva Alves

Resumo


Analisamos os contos “A Vênus de Ille”, do francês Prosper Mérimée, “La ajorca de oro”, do espanhol Gustavo Adolfo Bécquer, e “Chac Mool”, do mexicano Carlos Fuentes. O artigo visa a mostrar a configuração particular que cada um dos contos apresenta, apesar de os três se constituírem por meio de um mesmo motivo narrativo: a mobilização de um ánima. Desse modo, o recurso ao fantástico assume matizes distintos em cada um deles – fantástico, em Mérimée, estranho, em Bécquer, (Todorov 2006) e real maravilhoso em Fuentes (Chiampi 1980). Tais contos resultam em manifestações críticas de movimentos estéticos particulares, vinculando-se a diferentes épocas.


Palavras-chave


Prosper Mérimée; Gustavo Adolfo Bécquer; Carlos Fuentes; Literatura fantástica.

Texto completo:

PDF

Referências


BÉCQUER, Gustavo Adolfo. Leyendas. Brasília: Embajada de España/Consejería de Educación, 2005.

CHIAMPI, Irlemar. O realismo maravilhoso. São Paulo: Perspectiva, 1980.

FUENTES, Carlos. Chac Mool. Disponible en: http://www.ciudadseva.com/textos/cuentos/esp/fuentes/chac.htm. Acceso en: 10 de ene. de 2010.

FERNÁNDEZ, Luiz Miguel. De la poética de los muertos al paisaje trascendente: un aproximación entre Chateubriand e Bécquer. A.L.E.U.A, n. 10, p. 81-100, 1994.

GARCÍA-LÓPEZ, José. Historia de la literatura española. Barcelona: Vicens-Vives, 1962.

MÉRIMÉE, Prosper. A Vênus de Ille. In: CALVINO, Italo. Contos fantásticos do século XIX: o fantástico visionário e o fantástico cotidiano. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 241-266.

RODRIGUES, Selma Calasans. O fantástico. São Paulo: Ática, 1988.

PAZ, Octavio. Os filhos do barro. Tradução de Olga Zavary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

TODOROV, Tzvetan. Introducción a la literatura fantástica. Buenos Aires: 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Estação Literária
Londrina/ PR
ISSN: 1983-1048
E-mail: estacaoliteraria@uel.br