A influência da Literatura infantil afro-brasileira na construção das identidades das crianças

Gilmara Santos Mariosa, Maria da Glória dos Reis

Resumo


Este texto tem como propósito abordar o tema da construção de identidade da criança negra, por meio de um olhar para as literaturas que perpassam o cotidiano da escola. Tal abordagem foca-se, fundamentalmente, na possibilidade de refletir sobre a maneira como as literaturas que abraçam a cultura africana permeiam o universo das bibliotecas de sala. Neste contexto, aborda-se o histórico da cultura afro, pensando em questões que contribuíram para que concepções sobre esta cultura fossem formadas.


Palavras-chave


Escola; Identidade; Literatura Afro; Crianças.

Texto completo:

PDF

Referências


ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices . São Paulo: Scipione, 1989.

BARREIROS, Ruth Ceccon. Leitura e formação identitária na literatura infantil afrobrasileira . In: II Seminário Nacional em Estudos da Linguagem, Diversidade, Ensino e Linguagem UNIOESTE – Cascavel. Anais...Cascavel: UNIOESTE, 2010. Dispopnível em Acesso em 7 set. 2011.

BRASIL. Lei 10639, 09 de janeiro de 2003. Brasília. DF, 2004.

COSTA, Marisa. Currículo: nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

COSTA, Marina Morena. Mau preparo de professor atrapalha ensino de literatura afro. IG Último Segundo/Educação, São Paulo, 20 de nov. 2010. Disponível em: Acesso em: 9 set. 2011.

DIONÍSIO, Eliane Rabello Correa. Desconstrução do preconceito: Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado. 2010. 146 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Centro de Ensino superior de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

ERAS, Lígia Wilhelms; CAMARGO, Wander Amaral. Notas sobre a trajetória do pensamento sociológico brasileiro e análise na perspectiva étnica negra na formação da identidade nacional. In: Revista de Literatura, História e Memória – Revista da UNIOESTE, Cascavel, n.1, p. 77-83, 2005.

ERIKSON, Erick. H. Identidade, Juventude e crise. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.

FERNADES, Alexandre de Oliveira; FERREIRA, Kátia Caroline Souza. Estudos de mitologia afro-brasileira. In: Revista Anagrama - Revista Científica Interdisciplinar da Graduação da USP, São Paulo, n. 3, set-nov 2009. Disponível em . Acesso em 2 set. 2011.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

HORTA, Marina Luiza. Colorindo a história: a literatura infantil afro-brasileira de Heloisa Pires de Lima. Portal Literafro – Revista da Faculdade de Letras da UFMG, Belo Horizonte, 2010. Disponível em . Acesso em 3 set. 2011.

JOVINO, Ione da Silva. Literatura infanto-juvenil com personagens negros no Brasil. In. SOUZA, Florentina; LIMA, Maria Nazaré (Org). Literatura Afro-Brasileira. Centro de Estudos Afro- Orientais. Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2006.

JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, D. (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001. pp. 17-44.

MARIOSA, Gilmara Santos. Negras Memórias da Princesa de Minas. Juiz de Fora: Funalfa, 2009.

MEYER, D. Escola currículo e diferença: implicações para a docência. In: Org. BARBOSA, R. L. Formação de Educadores: Desfios e Perspectivas. São Paulo: UNESP, 2003.

MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

MUNANGA, Kabenguele. (Org.). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, secretaria de Educação continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

PIRES, Rosane de Almeida; SOUSA, Andréia Lisboa; SOUZA, Ana Lúcia Silva. Afroliteratura brasileira: O que é ? Para quê? Como trabalhar?. Educom Afro – Publicação da Faculdade de Educação da PUCRS, Viamão, mar. 2005. Disponível em: Acesso em: 9 set. 2011.

SILVA, Jerusa Paulino da. A construção da identidade da criança negra: a literatura afro como possibilidade reflexiva. 2010. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

SOUZA, Wagner de. O negro na literatura brasileira. Revista de Literatura, História e Memória – Revista da UNIOESTE, Cascavel, n.1, p. 47-57, 2005.

WALTER, Roland. Afro-América: diálogos literários na diáspora negra das Américas. Recife: Bagaço, 2009.

WERNECK, Cláudia. Você é gente? O direito de nunca ser questionado sobre o seu valor. Rio de Janeiro: Wva, 2003.

ZILBERMAN, Regina. A Literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Estação Literária
Londrina/ PR
ISSN: 1983-1048
E-mail: estacaoliteraria@uel.br