A propaganda da violência: filmes de guerra de Hollywood

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/el.2010v6.e25514

Palavras-chave:

Linguagem de Violência, Censura, Cinema de Guerra.

Resumo

O presente artigo examina o cinema americano sobre a Segunda Guerra Mundial, espaço exemplar para representações de violência que, no entanto, foram sujeitas a diversas restrições de cunho político: por parte de agências governamentais, que queriam projetar uma imagem positiva da nação e dos aliados; e por parte dos próprios estúdios, que queriam explorar as possibilidades dramáticas do cinema de guerra, mas, ao mesmo tempo, sofriam pressão do governo para não mostrar representações “realistas” que pudessem causar perturbações na frente interna.

Referências

ALEXANDER, Charles C. Here the Country Lies: Nationalism and the Arts in Twentieth Century America. Bloomington: Indiana University Press, 1980.

ALGATE, Anthony; RICARDS, Jeffrey.Britain Can Take It: The British Cinema in the Second World War. Second Edition. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1994.

BLUM, John Morton. V Was for Victory: Politics and American Culture During World War II. New York: Harcourt; Brace; Jovanovich, 1976.

BORDWELL, David; STAIGER, Janet; THOMPSON, Kristin. The Classical American Cinema: Film Style and Mode of Production to 1960. New York: Columbia University Press, 1985.

CLAUSEWITZ, Carl von. On War. Ed. and trans. Micheael Howard and Peter Paret. Princeton: Princeton University Press, 1976.

GILBERT, Martin. The Second World War: A Complete History. New York: Holt, 1989.

KEEN, Robert. Faces of the Enemy: Reflections of the Hostile Imagination. New York: Harper’s Row, 1998.

KOPPES, Clayton; BLACK, Gregory. Hollywood Goes to War: How Politics, Profits and Propaganda Shaped World War II Movies. Berkeley: University of California Press, 1990.

MAY, Larry. Making the American Consensus: The Narratives of Conversion and Subversion in World War II Films. In: ERENBERG, Lewis; HIRSCH, Susan E. The War in American Culture: Society and Consciousness During World War II. Chicago: University of Chicago Press, 1996. p. 71-102.

PAYNE, Stanley G. A History of Fascism 1914-1945. Madison: University of Wisconsin Press, 1945.

POLAN, Dana. Power and Paranoia: History, Narrative, and the American Cinema 1940-1950. New York: Columbia University Press, 1986.

ROEDER, George H, Jr. Censoring Disorder: American Visual Imagery of World War II. In: ERENBERG, Lewis; HIRSCH, Susan E. The War in American Culture: Society and Consciousness During World War II. Chicago: University of Chicago Press, 1996. p. 46-70.

SCHINDLER, Colin. Hollywood Goes to War: Films and American Society 1939-52. London & Boston: Routledge & Kegan Paul, 1979.

WALSH, Jeffrey. American War Literature: 1914 to Vietnam. St. Martin’s Press, 1982.

Downloads

Publicado

2010-11-16

Como Citar

Burns, T. (2010). A propaganda da violência: filmes de guerra de Hollywood. Estação Literária, 6, 5–16. https://doi.org/10.5433/el.2010v6.e25514

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático