A poética ontológica de Uma Aprendizagem ou O Livro dos prazeres de Clarice Lispector

Maria Clara Baccarin

Resumo


Tentando encontrar vertentes da linguagem poética presente na obra Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres da escritora Clarice Lispector, trilharemos um caminho investigativo da linguagem, amparados em algumas preocupações filosóficas sobre o modo de dizer poético que Heidegger desenvolveu no decorrer de seu percurso filosófico. Posteriormente a essa exposição filosófica, desembocaremos na análise do método criativo de Clarice Lispector e na investigação dos aspectos poéticos presentes no livro em questão, concatenando a filosofia poética heideggeriana com a poética filosófica clariceana.

 


Palavras-chave


Poesia; Filosofia; Heidegger; Lispector.

Texto completo:

PDF

Referências


AXELOS, K. Da experiência de mundo. Sobre Heidegger. In: Introdução ao pensamento futuro. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro, 1969. p. 60-68.

BEAINI. T. C. A arte enquanto ontologia: a des-truição da subjetividade e a instauração do sentido de Ser. In: HEIDEGGER: arte como cultivo do inaparente. São Paulo: Edusp, 1986. p. 67-87.

______. “Linguagem, poema e arte”. In: HEIDEGGER: arte como cultivo do inaparente. São Paulo: Edusp, 1986. p. 87-107.

BOSI, A. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

CAMPOS, H. Prefácio. In: Sá, O. A Escritura de Clarice Lispector. Rio de Janeiro: Vozes, 2000. p. 10-17.

CASTRO, A. A poética de Manoel de Barros. Campo Grande: FUCMT UCDB, 1992.

EXPRESSÃO. In: Laurosse cultural: grande dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Nova Cultural. p. 414. 1998.

HEIDEGGER, M. “Sobre a essência da verdade”. In: Conferências e escritos filosóficos. São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 127-145.

_______. “Sobre a essência da verdade”. In: Conferências e escritos filosóficos. São Paulo: Abril Cultural, 1984, p. 127-145.

______. A origem da Obra de Arte. Lisboa: Edições 70, 1977.

______. A origem da Obra de Arte. Lisboa: Edições 70, 1990.

KADOTA, N. P. A Tessitura Dissimulada (o social em Clarice Lispector). São Paulo: Estação Liberdade, 1997.

LISPECTOR, C. Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

NUNES, B. A filosofia contemporânea. São Paulo: EDUSP, 1967.

______. Introdução à filosofia da arte. São Paulo: coleção Buriti, 1966.

______. A narração desarvorada. In: Caderno de Literatura Brasileira Clarice Lispector. Rio de Janeiro: Instituto Moreira Salles, n. 17-18, . p. 292-301, 2004.

SÁ, O. Uma metafísica da material ou uma poética do corpo. In: Caderno de Literatura Brasileira - Clarice Lispector. Rio de janeiro: Instituto Moreira Salles, n. 17-18, p. 280-291, 2004.

TECNOLOGIA, MAQUINAÇÃO E ARMAÇÃO. In: INWOOD, M. Dicionário Heidegger. Trad. Luisa Buarque de Holanda. Revisão técnica de Márcia Sá Cavalcante Schuback. Rio de Janeiro: Zahaar, 2002. p. 182-185.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Estação Literária
Londrina/ PR
ISSN: 1983-1048
E-mail: estacaoliteraria@uel.br