"Dão-Lalalão": Regional e pós-moderno

Autores

  • Seleste Michels da Rosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5433/el.2008v1.e25067

Palavras-chave:

Regionalismo, Pós-modernismo, Oralidade, Inovações linguísticas, Narrador

Resumo

Analisaremos o conto "Dão-Lalalão" (ROSA, 1995), de Guimarães Rosa, composição calcada em fabulações contínuas, típicas da fala do sertão mineiro. Essa estrutura mostra originalidade, revelando sua marca própria: a oralidade; mas esse contar, que parece espontâneo, revela tendências regionalistas e pós-modernas. O ambiente é regional e as personagens intrinsecamente ligadas a ele. Contudo, o nó - o conflito do protagonista - e o narrador - polifônico - são próprios do pós - modernismo. A aparência de perfeição dessas personagens - visto que são ajustadas ao seu mundo de valores – se desconstrói, enquanto o texto se aprofunda na psicologia dos personagens; mostrando seus medos e suas desconfianças, enfim sua humanidade.

Biografia do Autor

Seleste Michels da Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Referências

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Publicado

2008-11-29

Como Citar

Rosa, S. M. da. (2008). "Dão-Lalalão": Regional e pós-moderno. Estação Literária, 1, 58–65. https://doi.org/10.5433/el.2008v1.e25067

Edição

Seção

Artigos da Seção Livre