v. 21 n. 3Esp. (2021): Dossiê: Ensino, Pesquisa e Formação de Professores de Português como língua estrangeira (PLE): um panorama atual

					Visualizar v. 21 n. 3Esp. (2021): Dossiê: Ensino, Pesquisa e Formação de Professores de Português como língua estrangeira (PLE): um panorama atual

O olhar para o Português em uma perspectiva não materna vem se ampliando consideravelmente nas últimas décadas, sobretudo a partir do entendimento de seu caráter plural e descentralizado, já que é língua-identidade de pátrias diferentes, língua-cultura de povos vários.

Neste dossiê, apresenta-se um pouco dessa proficuidade, pois os artigos, oriundos daqui, de norte a sul, e de além-mar, constróem um panorama sobre ensino, pesquisa e extensão em PLE, sem deixar de refletir sobre a formação de professores para essa especificidade. Os artigos que se apresentam

 

As organizadoras: Profa. Dra. Eliane Vitorino de Moura Oliveira (UFAL) e Profa. Me. Márcia Vanessa Souza (UFAL)

Publicado: 31-12-2021

Edição completa

Expediente

Dossiê

  • Português como LE/L2 na UFSCar: mapeando os registros sobre extensão, ensino e pesquisa

    Matheus Granato, Rosa Yokota
    05-24
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n3Esp.p05
  • Como os estudantes em mobilidade ERASMUS na Universidade de Aveiro percebem as variedades do português?

    Juliana Bertucci Barbosa, Velúnia Tristão de Freitas
    25-46
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n3Esp.p25
  • Construindo saberes e compartilhando experiências em Português Brasileiro como Língua Estrangeira

    Anderson Lins Rodrigues, José Lucas Campos Antunes dos Santos
    47-61
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n3Esp.p47
  • Experiências exitosas no ensino de português para estrangeiros no ISF-UFAL

    Eliane Vitorino de Moura Oliveira, Raul de Carvalho Rocha, Ringo Star de Holanda Cavalcante, Waldenia Maria da Silva
    62-77
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n3Esp.p62
  • Ensino de português para estrangeiros em instituições tecnológicas do Rio de Janeiro: o caso do CEFET/RJ

    Antonio Ferreira da Silva Júnior, Beatriz Puga dos Santos
    78-96
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n3Esp.p78
  • A produção de recursos educacionais abertos na formação de professores de português como língua adicional

    Fernanda Deah Chichorro Baldin, Elisa Novaski Cordeiro, Jeniffer Albuquerque
    97-110
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n3Esp.p97
  • A formação de professores de PLE na Universidade Federal do Espírito Santo: considerações e encaminhamentos

    Renata Rocha Vieira de Mello, Cláudia Jotto Kawachi-Furlan
    111-130
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n3Esp.p111
  • Os direcionamentos teórico-metodológicos para formação inicial do professor de PLE na Universidade Federal da Bahia UFBA

    Nathan Queiroz, Iracema Luiza de Souza
    131-150
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n3Esp.p131
  • O Programa Português para Estrangeiros: panorama de ações e contribuições para a educação de professores de PLA

    Vanessa Doumid Damasceno, Helena Vitalina Selbach
    151-162
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n3Esp.p151
  • Propostas de ensino de conhecimentos linguístico-discursivos em português (segunda língua) e desenvolvimento da atividade metalinguística

    Damián Díaz, Gladys Quevedo-Camargo
    163-182
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n3Esp.p163
  • De locutor a sujeito: a escrita de um imigrante haitiano à luz da Enunciação Benvenistiana

    Júlia Sonaglio Pedrassani, Estella Maria Bortoncello Munhoz, Michele Mafessoni de Almeida, Carina Fior Postingher Balzan
    183-197
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n3Esp.p183
  • Desenvolvimento da compreensão oral em Português Língua Segunda com recurso a materiais semi-autênticos

    Yanping Tang
    198-217
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n3Esp.p198
  • Desvios colocacionais em português língua estrangeira

    José William da Silva Netto
    218-236
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n3Esp.p218
  • Translinguagem em foco: o percurso avaliativo de estudantes do PEC-G em aulas de Português como língua adicional

    Rafaela Souza, Lívia Márcia Baptista
    237-256
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n3Esp.p237