Sobre a Revista

A Revista Entretextos é uma publicação semestral a cargo de discentes e docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Disponível para Acesso Livre, sob licença CC-BY, publica artigos, resenhas, entrevistas, traduções e dossiês nas seguintes áreas: descrição e análise linguísticas, estudos do texto/discurso, ensino/aprendizagem e formação do professor de língua portuguesa e outras linguagens, ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras. 

 

Anúncios

Edição Atual

v. 23 n. 4 (2023): Atem´ático
					Visualizar v. 23 n. 4 (2023): Atem´ático
Publicado: 31-12-2023

Edição completa

Artigos

  • A integração conceptual como base para o efeito humorístico em trocadilhos visuais

    Eduardo Alves da Silva
    01-22
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n4p01-22
  • Uma análise dos marcadores dêiticos na construção de sentidos da crônica A vaguidão específica

    Bruna Bandeira de Mello Santos, Clara Nunes Correia
    23-44
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n4p23-44
  • Porosidades claricianas: intertextualidade e interdiscurso no filme “O livro dos prazeres”

    Fabio Scorsolini-Comin, Soraya Maria Romano Pacífico
    45-67
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n4p45-67
  • Multimodalidade na ação de ensinar língua inglesa para crianças como ferramenta didática na coconstrução do sentido

    Daiane Zamoner, Ernani Cesar de Freitas
    68-89
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n4p68-89
  • Uma análise discursiva do pronunciamento em Libras de Michele Bolsonaro na posse presidencial de 2019

    Geisymeire Pereira Do Nascimento, Maraisa Lopes, Clevisvaldo Lima
    90-112
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n4p90-112
  • Análise das capacidades de linguagem no trabalho com o gênero de texto plano de aula

    Bruna Aparecida da Rosa Pires, Milena Ruaro, Didiê Ana Ceni Denardi
    113-132
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n4p113-132
  • Os embates na construção de certezas sobre o retorno presencial às aulas

    Gildo Antonio Moura Júnior, Claudia Freitas Reis
    133-154
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n4p133-154
  • Contribuições do ProfLetras para os letramentos laborais do professor-pesquisador

    Claudia Gean Carneiro Araujo Araujo, Ana Maria de Oliveira Paz
    155-175
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n4p155-175
  • Entre o sagrado e o profano na passarela da carnavalização: uma análise dialógica de Rupaul’s Drag Race

    Paulo Eduardo Ferreira da Silva, Matheus Silva de Souza, Maria da Penha Casado Alves, Júlia Dayane Ribeiro da Costa
    176-199
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n4p176-199
  • Letramento literário e a formação de professores de línguas: construção de sentidos na produção acadêmica

    Ana Paula Luiz dos Santos Aires, Fernanda Machado Brener
    200-223
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n4p200-223
  • Referenciação e argumentação polêmica em artigo de opinião sobre a descriminalização das drogas no Brasil

    Francisco Felipe de Oliveira Rocha, Thales Moises Alves de Souza, Lidiane de Morais Diógenes Bezerra
    224-245
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n4p224-245
  • Escapada, de Evelyn Scott: o discurso autobiográfico de uma modernista perdida no Brasil

    Maria das Graças Salgado
    246-263
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n4p246-263
  • A figuração do indígena no Oitocentos: Simá (1857), um romance histórico de Lourenço Amazonas

    David Belo, Juliana Maia de Queiroz
    264-283
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n4p264-283
  • Tópico discursivo e ponto de vista em comentários acerca da vacinação da COVID-19

    Mariana Dos Santos Souza, Geralda de Oliveira Santos Lima, João Paulo Fonseca Nascimento, Igor Rafael Timoteo Almeida
    284-304
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n4p284-304
  • Ao observador da cotovia: ou a poética romântica de Percy Shelley

    Eduardo Melo, Rodrigo José Rodrigues Maciel, Gilberto Freire de Santana, Layane de Oliveira Carvalho
    305-326
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n4p305-326
  • O curso “Aspectos da Cultura Brasileira” do Programa de Português para Estrangeiros da UFPel

    Lucas Röpke da Silva, Vanessa Doumid Damasceno, Helena Vitalina Selbach, Helena Rezende Ramires
    327-345
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n4p327-345
  • Cultura de avaliar e letramento em avaliação de professores de espanhol no estágio obrigatório

    Aline Netto Brum-Barreto, Vanessa Borges-Almeida
    346-366
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n4p346-366
  • Traduzindo poemas selecionados de Carol Ann Duffy: releituras modernas de personagens clássicos

    Ana Caroline Teles Carvalho, Aline Cantarotti
    367-387
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n4p367-387
  • Efeitos de sentidos do discurso de uma Big Tech sobre o PL das Fake News

    Eber Fernandes de Almeida Júnior, Bruno Roncada, Christiano Titoneli Santana
    388-408
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n4p388-408

Entrevistas

  • Entrevista com a professora Maximina Freire: 50 anos de docência e pesquisa em Linguística Aplicada

    Maximina Freire, Vanessa Ribas Fialho, Alan Ricardo Costa, André Firpo Beviláqua
    409-421
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n4p409-421
Ver Todas as Edições