Análise do ensaio “da crueldade”, de Michel de Montaigne, a partir dos estudos em língua falada e interação verbal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2012v12n1p95

Palavras-chave:

Língua Falada, Ensaio, Montaigne

Resumo

Objetiva-se neste artigo circunscrever influências formais do gênero ensaio, investigando as “cordas que se entrelaçam” em sua constituição – em princípio, na obra de Michel de Montaigne (1533-1592), por meio de uma discussão a respeito de procedimentos de estruturação tópico-discursivos característicos da Língua Falada. Preliminarmente, é necessário refletir acerca da disposição formal dos elementos textuais no gênero ensaístico, no qual não se percebe a priori uma estrutura pré-estabelecida: ocorre sobreposição alinear de temas, argumentos, raciocínios, ironia, reflexões filosóficas, confidências, comparações e sinuosidades quase indetectáveis, pré-barrocas. Isso aufere uma estrutura não dogmática ao gênero ensaio, e um caráter mais flexível - no que tange à disposição textual dos pensamentos de determinado autor. A hipótese a ser discutida aqui, acerca da influência da oralidade nos ensaios, é a seguinte: de que forma os procedimentos de estruturação da Língua Falada contribuem para o entendimento da singularidade do gênero ensaístico? Ora, se considerarmos que a abertura seria característica desse gênero discursivo, e que a Língua Falada, por sua vez, é mais “aberta” do que a Língua Escrita, em termos de procedimentos de estruturação discursivos, ficaria nítido que, se houver influência desses procedimentos da fala no gênero em questão, o ensaísta teria a possibilidade de optar por entre caminhos os mais diversificados em seu Processo de Construção Textual. De acordo com Marcuschi (1990) fala e escrita formariam um continuum, cujo “meio termo” seria as situações que adquirem características de ambos os processos, tais como: declamação, noticiário televisivo, comunicação acadêmica.  Nesse sentido, procurou-se utilizar esses instrumentos teóricos para análise dos procedimentos discursivos adotados por Michel de Montaigne em seu ensaio Da crueldade.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dante Henrique Mantovani, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Estudos da Linguagem Universidade Estadual de Londrina

Referências

AUGUSTO, Sérgio. Lado B. Rio de Janeiro: Record, 2001. BROWN, Gillian; YULE, George. Discourse analysis. Cambridge: Cambridge University Press, 1983.

CASTILHO, Ataliba Teixeira. A Língua Falada no Ensino de Português. São Paulo: Contexto, 1998.

FÁVERO, Leonor Lopes. O Tópico Discursivo, in: PRETI, D. (org.) Análise de textos orais. São Paulo: Humanitas Publicações/Projeto NURC-SP, Série Projetos Paralelos, v. 1, 1993.

HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwood; HASAN, Ruqaiya . Language, context, and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. Series Editor: Frances Christie, Oxford: Oxford University Press, 1989.

MARCUSCHI, Luis Antônio. A repetição na língua falada e sua correlação com o tópico discursivo. Recife, UFPE, (versão preliminar), 1990.

MANTOVANI, Dante Henrique. Análise dos Processos de Construção Textual nos “Ensaios”, de Michel de Montaigne. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2008.

MONTAIGNE, Michel Eyquem de. Ensaios. Trad. Sergio Milliet. 3.ed. São Paulo: Abril Cultural, 1984.

Downloads

Publicado

01-11-2012

Como Citar

MANTOVANI, D. H. Análise do ensaio “da crueldade”, de Michel de Montaigne, a partir dos estudos em língua falada e interação verbal. Entretextos, Londrina, v. 12, n. 1, p. 95–113, 2012. DOI: 10.5433/1519-5392.2012v12n1p95. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/9847. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)