O ensino de língua portuguesa nos cursos de formação de docentes em nível médio: a visão do professor formador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2011v11n2p74

Palavras-chave:

Curso de Formação de Docentes, Língua Portuguesa, Concepções de Linguagem, Ensino

Resumo

O presente artigo investiga o processo de formação de professores das séries iniciais no que diz respeito ao ensino da língua materna, ao verificar os fatores que permeiam a prática docente dos profissionais formadores que abordam disciplinas ligadas à Língua Portuguesa, no intuito de compreender como o ensino da língua caminha no processo de formação de professores no Magistério/Curso Normal. O estudo aborda, em especial, as concepções de linguagem que subjazem no referido curso, no que diz respeito ao discurso curricular e docente de uma instituição central de uma cidade do Norte do Paraná. A análise indicou que não obstante novas teorias linguísticas engendrem os documentos oficiais, o estudo da língua a partir de concepções que contemplem uma visão mais interativa e social  está longe do discurso formador, devido ao desconhecimento de concepções diferentes e, também, porque o ensino concentra-se na reprodução das experiências educacionais vivenciadas, ou seja, na representação de antigas fórmulas.

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Biografia do Autor

Neluana Leuz de Oliveira Ferragini, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina. Professora Colaboradora da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e da Faculdade Cidade Educação (FACED),

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Publicado

05-12-2011

Como Citar

FERRAGINI, N. L. de O. O ensino de língua portuguesa nos cursos de formação de docentes em nível médio: a visão do professor formador. Entretextos, Londrina, v. 11, n. 2, p. 74–104, 2011. DOI: 10.5433/1519-5392.2011v11n2p74. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/8714. Acesso em: 19 abr. 2024.

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