Modelo de formação continuada do PDE-PR: o diálogo necessário entre escola básica e ensino superior?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2011v11n2p121

Palavras-chave:

Formação de professores, PDE-PR, formação continuada

Resumo

 Iniciativas que procuram promover a formação de professores – tanto em nível inicial quanto continuado – têm sido objeto de políticas públicas recentes. Neste artigo, analisamos o documento que embasa a proposta do programa PDE, objetivando compreender suas concepções de formação e os aspectos inovadores nele previstos. Esta pesquisa é de natureza interpretativista e utiliza como corpus a versão 2010 do documento síntese do programa PDE-PR. Para a análise dos dados, utilizamos os pressupostos da análise documental (BARDIN, 1977). Os resultados apontam que o programa apresenta indícios de avanço em relação à homogeneidade dos cursos tradicionais de formação continuada, permite que formadores reconceituem o currículo dos cursos de formação inicial, valoriza a produção coletiva do saber e da visão da escola como lócus de formação e avança na sua integração com recursos tecnológicos e midiáticos, colaborando no desenvolvimento de novos paradigmas para a aprendizagem de professores. Contudo, necessita-se de mais pesquisas para que, de fato, possa se afirmar como tais indícios tem se concretizado.

 

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Biografia do Autor

Michele Salles El Kadri, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina. Professora colaboradora na Universidade Estadual de Londrina

Alcione Goncalvez Campos, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda do programa de pós-graduação em Estudos da Linguagem na UEL

Adriana Grade Fiori-Souza, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Linguística Aplicada pela PUC/SP. Professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Estadual de Londrina/PR.

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Publicado

16-03-2012

Como Citar

EL KADRI, M. S.; CAMPOS, A. G.; FIORI-SOUZA, A. G. Modelo de formação continuada do PDE-PR: o diálogo necessário entre escola básica e ensino superior?. Entretextos, Londrina, v. 11, n. 2, p. 121–141, 2012. DOI: 10.5433/1519-5392.2011v11n2p121. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/8652. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos