O gênero notícia em aulas de Português Instrumental de um curso técnico de nível médio: uma experiência interacionista sociodiscursiva

Sueli Correia Lemes Valezi

Resumo


O trabalho a seguir traz os resultados obtidos com a aplicação de uma proposta pedagógica organizada com base em uma progressão de gêneros de texto e em sequências didáticas, realizada no 2º semestre letivo de 2009, em um curso técnico da área da construção civil, no IFMT, Campus Cuiabá. Por ter sido realizada em uma ação cooperativa e participativa dos alunos e professora, a metodologia empregada foi a pesquisa-ação. A proposta pedagógica baseia-se nos pressupostos teóricos do interacionismo sóciodiscursivo, com ênfase para o trabalho com as ações de linguagem semiotizadas em gêneros de texto (Bronckart, 1999; Dolz e Schneuwly, 2004). Pretendeu-se desenvolver as capacidades de linguagem dos alunos por meio de atividades de apropriação de gêneros de texto das esferas jornalística, acadêmica e técnica profissional, com vistas ao aprimoramento de práticas de letramento para o exercício da profissão técnica da área da construção civil, bem como para a atuação crítica da cidadania. Este trabalho registra especialmente alguns dados obtidos com a aplicação da sequência didática do gênero notícia, que se configurou como proposta pedagógica inicial da progressão de gêneros. Os resultados comprovaram que o trabalho pedagógico que promove a apropriação de gêneros de texto revela-se adequado e produtivo para a educação profissional, desde que planejado segundo o perfil de formação do curso, com respeito à carga horária estabelecida para a disciplina que envolve o ensino de língua portuguesa.


Palavras-chave


Interacionismo Sociodiscursivo, Gêneros de Texto, Ensino de Língua Portuguesa, Educação Profissional.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1519-5392.2011v11n1p



Revista Entretextos

Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

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