Professor de língua materna: a formação em questão

Autores

  • Maria do Rosário do Nascimento Ribeiro Alves Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2011v11n1p136

Palavras-chave:

Educação linguística, Formação, Competência docente, Professor letrador

Resumo

A universidade atual está sendo questionada quanto ao seu papel na formação inicial e continuada, sobretudo em relação aos docentes. Pensando numa mudança da universidade pública sob a perspectiva da formação e da democratização, assinalamos alguns pontos que são a condição e a forma dessa mudança. Essa situação interfere na competência docente no ensino das várias áreas de estudo. Aqui, relacionamos a condição de formação do professor ao fracasso no ensino de língua materna no Brasil e apontamos mudanças para a formação e ação desse professor, a caminho da educação linguística e do agente letrador em todas as áreas do conhecimento.

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Biografia do Autor

Maria do Rosário do Nascimento Ribeiro Alves, Universidade de Brasília

Mestre em Educação e Doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília. Professora da Secretaria de Educação do DF.

Referências

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Publicado

12-08-2011

Como Citar

ALVES, M. do R. do N. R. Professor de língua materna: a formação em questão. Entretextos, Londrina, v. 11, n. 1, p. 136–156, 2011. DOI: 10.5433/1519-5392.2011v11n1p136. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/7896. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos