O desenvolvimento linguístico mostrado pela escrita de crianças do ensino fundamental

Autores

  • Cristina Rörig Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2011v11n1p29

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Enunciação, Ensino de Língua Portuguesa.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar textos de relatos de experiência produzidos por crianças de um terceiro ano e de um quinto ano do ensino fundamental, para verificar a textualidade e o uso das marcas temporais em suas produções propondo-se, assim, uma reflexão linguística sobre o desenvolvimento da escrita. Entende-se a textualidade como o conjunto de recursos que permitem ao aluno produzir textos de modo eficiente em um determinado gênero e tipo textual, e as marcas de tempo referem-se a um conhecimento enunciativo que leva à construção de sentido. Em relação à enunciação, opta-se, especificamente, por observar como essa se realiza pelo emprego dos tempos verbais e dos advérbios a fim de verificar esse uso da língua realizado pelos alunos. Pretende-se, assim, contribuir com reflexões sobre o trabalho de produção e desenvolvimento textual no ensino fundamental.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cristina Rörig, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Linguística na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Referências

ANTUNES, Irandé. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

ARAUJO E OLIVEIRA, João Batista. ABC do alfabetizador. 2.ed. Belo Horizonte: Alfa Educativa, 2004.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução feita a partir do francês por Maria Ermantina Galvão: revisão da tradução, Marina Appenzeller. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BENVENISTE, Émile (1967). Problemas de Linguística Geral II. Campinas, SP: Pontes, 1989.

FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Lições de texto. São Paulo: Ática, 2003.

FLORES, Valdir et al. Enunciação e gramática. São Paulo: Contexto, 2008.

KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor. Aspectos cognitivos da leitura. 2.ed. Campinas, SP: Pontes, 1989.

MARCUSCHI, Luiz A. Oralidade e letramento como práticas sociais. In: MARCUSCHI, L.A. e DIONISIO, A. P. (Org.) Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 31-56.

MARCUSCHI, Luiz A.; HOFFNAGEL, Judith. A escrita no contexto de usos linguísticos: caracterizando a escrita. In: MARCUSCHI, L.A.; DIONISIO, A. P. (Org.) Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 85-104.

MORAIS, Artur Gomes; da SILVA, Alexsandro. Produção de textos escritos e análise linguística na escola. In: LEAL, T. F.; BRANDÃO, A.C.P. Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

TEBEROSKY, Ana; TOLCHINSKY, Liliana. (Orgs.) Além da alfabetização. In: TEBEROSKY, Ana; TOLCHINSKY, Liliana. (Orgs.) Além da alfabetização. A aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática. 4.ed. São Paulo: Ática, 2006.

TEBEROSKY, Ana. Para que aprender a escrever? In: TEBEROSKY, Ana; TOLCHINSKY, Liliana. (Orgs.) Além da alfabetização. A aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática. 4.ed. São Paulo: Ática, 2006ª. p. 19-37.

TEBEROSKY, Ana. Compor textos. In: TEBEROSKY, Ana; TOLCHINSKY, Liliana. (Orgs.) Além da alfabetização. A aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática. 4.ed. São Paulo: Ática, 2006b. p. 85-117.

WERTZER, Haydée F.; SANTOS, Maria Thereza M. dos. Processamento fonológico e processamento da escrita. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FONOAUDIOLOGIA, 15.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE FONOAUDIOLOGIA, 7., 2007, Gramado. Anais... Gramado, RS, 2007.

Downloads

Publicado

12-08-2011

Como Citar

RÖRIG, C. O desenvolvimento linguístico mostrado pela escrita de crianças do ensino fundamental. Entretextos, Londrina, v. 11, n. 1, p. 29–53, 2011. DOI: 10.5433/1519-5392.2011v11n1p29. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/7858. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos