O desenvolvimento linguístico mostrado pela escrita de crianças do ensino fundamental

Cristina Rörig

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo analisar textos de relatos de experiência produzidos por crianças de um terceiro ano e de um quinto ano do ensino fundamental, para verificar a textualidade e o uso das marcas temporais em suas produções propondo-se, assim, uma reflexão linguística sobre o desenvolvimento da escrita. Entende-se a textualidade como o conjunto de recursos que permitem ao aluno produzir textos de modo eficiente em um determinado gênero e tipo textual, e as marcas de tempo referem-se a um conhecimento enunciativo que leva à construção de sentido. Em relação à enunciação, opta-se, especificamente, por observar como essa se realiza pelo emprego dos tempos verbais e dos advérbios a fim de verificar esse uso da língua realizado pelos alunos. Pretende-se, assim, contribuir com reflexões sobre o trabalho de produção e desenvolvimento textual no ensino fundamental.


Palavras-chave


Análise do Discurso; Enunciação; Ensino de Língua Portuguesa.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1519-5392.2011v11n1p



Revista Entretextos

Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

Universidade Estadual de Londrina

Londrina - PR

ISSN: 1519-5392

 

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