Interação na sala de aula: possibilidades de abordagens

Autores

  • Luiz Antônio da Silva Universidade de São Paulo
  • Rosana Ribeiro Ramos Universidade de São Paulo
  • Valdir Heitor Barzotto Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0003-1564-9550

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2010v10n1p176

Palavras-chave:

Interação professor-aluno, Conflito, Argumentação

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar a existência (ou não) de um espaço em sala de aula favorável à prática da argumentação, em situações específicas de conflito na interação professor-aluno. Sendo a interação mediada pela linguagem, inte­ressa investigar como os sentidos constituídos por meio da linguagem influenciam os sujeitos envolvidos, colaborando ou não para suas ações em direção à prática do dis­curso argumentativo. O método de investigação consiste de observações de aulas ministradas a uma classe de 3o ano do Ensino Médio, em escola pública da periferia do município de São Paulo. As análises são fundamentadas nas contribuições da Análise da Conversação, da Teoria da Argu­mentação e da Análise do Discurso. Os resultados mostram que o espaço em sala de aula que privilegie a argumentação não chega a ser efetivo. Há um caminho a ser per­corrido no que diz respeito à compreensão dos seguintes aspectos: as concepções de lin­guagem; o processo interacional; o discurso, seu contexto mais amplo de produção e os efeitos possíveis de serem constituídos; o conflito; e a arte de argumentar em situações específicas de conflito, de maneira que tal compreensão se reverta em ações cujos efeitos possam transformar a realidade enfrentada na interação professor-aluno.