Você está demitido! O discurso autoritário do programa O aprendiz universitário

Fabio Scorsolini-Comin, Leda Verdiani Tfouni

Resumo


O objetivo deste trabalho foi analisar o discurso organizacional presente no programa O Aprendiz Universitário, a partir de um recorte de sua sétima temporada na televisão brasileira (2010). Por meio do referencial teórico da Análise do Discurso de matriz francesa (AD), investigaram-se as práticas dos apresentadores e dos participantes enquanto sujeitos enredados pela monossemia. Pudemos observar, nessa análise, o predomínio do discurso de tipo autoritário, funcionando como balizador de condutas e de uma tendência a controlar os sentidos, incluindo-se em uma formação imaginária que supõe que as práticas ideais de gestão devam ter interpretações unívocas e dadas a priori. Conclui-se que este formato de reality show não busca apenas tornar pública a vida e a conduta cotidiana de pessoas anônimas (estudantes universitários), mas também controlar sentidos veiculados em diferentes dimensões da vida em sociedade, como nas organizações de trabalho.


Palavras-chave


Discurso autoritário. Análise do discurso. Trabalho. Reality show.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1519-5392.2010v10n2p



Revista Entretextos

Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

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