Leitura, oralidade, escrita e gramática: alterações, deslocamentos e permanências nas unidades didáticas dos livros didáticos de Português do Ensino Fundamental II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n1p89

Palavras-chave:

Objetos de ensino, Livro didático, Unidade didática, Ensino de Língua Portuguesa.

Resumo

Na tentativa de melhor conhecer a constituição do ensino de língua portuguesa, via livro didático, busco, neste artigo, investigar os objetos de ensino selecionados nas unidades didáticas de coleções de livros didáticos do Ensino Fundamental II, publicados antes e na vigência do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD; verificar a ênfase dada a cada objeto de ensino, nas diferentes coleções, bem como pontuar as permanências, as alterações e os deslocamentos  ocorridos, nas unidades didáticas, a partir da seleção dos objetos de ensino. Para tanto, a pesquisa se sustenta na perspectiva teórica sócio-histórica, a qual permite compreender a unidade didática a partir de um processo histórico, e o livro didático enquanto um dos instrumentos responsáveis por assegurar a aquisição dos saberes e das competências julgados indispensáveis à inserção das novas gerações na sociedade (Soares 1996). O corpus da pesquisa é constituído por obras didáticas publicadas antes da vigência do PNLD (período das décadas de 1960, 1970 e 1980) e na vigência do Programa (coleções de 1999, 2002, 2005, 2008 e 2011). O que foi possível depreender, a partir dos elementos, é que os livros didáticos são um sinalizador dos processos de permanência, de alteração e de deslocamentos no ensino de língua de Língua Portuguesa.

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Biografia do Autor

Joceli Cargnelutti, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Professora Doutora em Letras/ Estudos Linguísticos pela UFSM.
Professora Externa do Curso de Letras Português da UAB/EAD da UFSM.

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Publicado

17-05-2021

Como Citar

CARGNELUTTI, J. Leitura, oralidade, escrita e gramática: alterações, deslocamentos e permanências nas unidades didáticas dos livros didáticos de Português do Ensino Fundamental II. Entretextos, Londrina, v. 21, n. 1, p. 89–115, 2021. DOI: 10.5433/1519-5392.2021v21n1p89. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/39244. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos