Uma abordagem variacionista do abaixamento da vogal pretônica /E/ na norma culta de Fortaleza-CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n1p25

Palavras-chave:

Abaixamento, Vogal pretônica média, Sociolinguística Variacionista, PORCUFORT, Fortaleza-CE.

Resumo

Com base nos postulados teórico-metodológicos da Sociolinguística Variacionista, investigamos a realização variável de /E/ pretônica, constituída por duas variantes: a manutenção, em que a pretônica /E/ permanece com o timbre fechado como em: [heÈviSt«]))) e o abaixamento, em que a pretônica /E/ é pronunciada com o timbre aberto: [hEÈviSt«])). A partir disso, objetivamos testar a influência de fatores linguísticos (contexto fonológico precedente, contexto fonológico seguinte, atonicidade, tipo de vogal tônica, tipo de átona seguinte, distância da vogal tônica, estrutura da sílaba e classe do vocábulo) e extralinguísticos (sexo, faixa etária e monitoramento estilístico) sobre a regra de abaixamento em coocorrência com a manutenção. Para isso, selecionamos uma amostra de linguagem falada por 34 informantes do Projeto Português Oral Culto de Fortaleza (PORCUFORT). Ao todo, ouvimos cerca de 30 horas de gravações e catalogamos 2.965 casos de variação quanto à variação da vogal /E/ pretônica. Por meio de análises estatísticas, realizadas com o programa GoldVarb X, verificamos que, no total das ocorrências, 53,30% dos casos compreendem a realização fechada de /E/, enquanto 46,70% correspondem ao abaixamento de /E/. Além disso, os resultados mostraram que os grupos de fatores mais relevantes para o abaixamento de /E/ foram, nessa mesma ordem de importância: tipo de vogal tônica, tipo de átona seguinte, atonicidade, faixa etária, classe do vocábulo, contexto fonológico precedente, contexto fonológico seguinte e monitoramento estilístico. Assim, constatamos que, na amostra deste estudo, o abaixamento da vogal pretônica /E/ é devidamente condicionado por fatores de ordem interna e externa ao sistema linguístico.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Brenda Kathellen Melo de Almeida, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda e mestre pelo Programa de Pós Graduação em Linguística Aplicada - PosLa. Graduada em Letras Português Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará.

Aluiza Alves de Araújo, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Possui graduação em Letras (Português/Literatura) pela Universidade Estadual do Ceará (1996), mestrado (2000) e doutorado (2007) em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Professor Associado M da Universidade Estadual do Ceará. Foi Coordenadora do Curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará (2009-2011). Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (Conceito 5). Coordenou o Projeto NORPOFOR (Norma Oral do Português Popular de Fortaleza) e participou, como bolsista do CNPq, da equipe do projeto PORCUFORT (Português Oral Culto de Fortaleza). Atualmente, coordena o projeto Retratos sociolinguísticos de aspectos fonológicos, morfológicos e sintáticos do falar de Fortaleza-CE e participa da equipe do Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB), além de coordenar o Grupo de Estudos Sociolinguísticos de Fortaleza, o SOCIOFOR. É membro do Conselho Editorial das revistas Entrepalavras, Percursos Linguísticos e Sociodialeto. Participa de três grupos de pesquisa (ALiB, SOCIOLIN-CE e PRAETECE) cadastrados no diretório do CNPq.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente na área de Sociolinguística e Dialetologia.

Maria Lidiane de Sousa Pereira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda e mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará. Graduada em Letras pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Atua na área de Letras com ênfase em Linguística, sociolinguística e língua portuguesa. Atualmente, é professora temporária do Curso de Graduação em Letras da URCA, campus Missão Velha.

Rakel Beserra de Macêdo Viana, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) (2018), Graduada em Letras Português/Inglês pela mesma instituição, na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (UECE/FAFIDAM) (2007). Especialista em Gestão Educacional (2009) e em Ensino de Língua Inglesa (2012). Tem experiência no Ensino Básico com desenvolvimento de Projetos de Leitura e Escrita e no Ensino Superior em Educação à Distância. Participante dos Grupos Pesquisas Sociolinguísticas - SOCIOLIN-CE, Atlas Linguístico do Brasil - ALiB, do Grupo de Estudos SOCIOFOR - Estudos Sociolinguísticos de Fortaleza-CE, e do Projeto de Pesquisa Descrição do Português Oral Culto de Fortaleza-CE

Referências

AMORIM, Gustavo da Silveira. O comportamento do /e/ e do /o/ pretônicos: um estudo variacionista de língua falada culta do Recife. 2009. 172 f. Dissertação (Mestrado em Artes e Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.

ARAÚJO, Aluiza Alves de. A monotongação na norma culta de Fortaleza. 2000. 111 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2000.

ARAÚJO, Aluiza Alves de; VIANA, Rakel Beserra de Macêdo; PEREIRA, Maria Lidiane de Sousa. O projeto descrição do português oral culto de Fortaleza – PORCUFORT: das origens aos dias atuais. Web Revista SOCIODIALETO, [s. l.], v. 8, n. 24, p. 174-198, jun. 2018. Disponível em:
http://sociodialeto.ojs.galoa.com.br/index.php/sociodialeto/article/view/39. Acesso em: 30 jun. 2018.

BISOL, Leda. Harmonização vocálica: uma regra variável. 1981. 334 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1981.

CELIA, Gianni Fontis. As vogais médias pretônicas na fala culta de Nova Venécia-ES. 2004. 114 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.

ECKERT, Penelope. Ages as a sociolinguistic variable. In: COULMAS, Florian (org.). Thehandbook of sociolinguistics. Oxford: Blackwell, 1997. p. 151-167. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1002/9781405166256.ch9#accessDenialLayout. Acesso em: 10 mar. 2019.

FARACO, Carlos Alberto. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo:Parábola Editorial, 2008.

FARACO, Carlos Alberto; ZILLES, Ana Maria. Para conhecer norma linguística. São Paulo: Editora Contexto, 2017.

GUY, Gregory; ZILLES, Ana Maria. Sociolinguística quantitativa. São Paulo: Parábola, 2007.

HOLMES, Janet. An introduction to sociolinguistics. New York: Routledge, 2013. p. 159-180. Disponível em: https://abudira.files.wordpress.com/2017/04/janet_holmes.pdf.
Acesso em: 21 mar. 2021.

LABOV, William. Padrões sociolinguísticos. Tradução de Marcos Bagno, Maria Marta Pereira Scherre e Caroline Rodrigues Cardoso. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

LABOV, William. Principios del cambio linguístico: factores sociales. Tradução de Pedro M. Butragueño. Madrid: Editorial Gredos, 2006.

MOLLICA, Maria Cecília. Fundamentação teórica: conceituação e delimitação. In: MOLLICA, Maria Cecília; BRAGA, Maria Luiza (org.). Introdução à sociolinguística: o tratamento da variação. São Paulo: Editora Contexto, 2012, p. 7-14.

NARO, Anthony Julius. Modelos quantitativos e tratamento estatístico. In: MOLLICA, Maria Cecília; BRAGA, Maria Luiza (org.). Introdução à sociolinguística: o tratamento da variação. São Paulo: Editora Contexto, 2012. p. 15-25.

SILVA, Ailma do Nascimento. As pretônicas no falar teresinense. 2009. 236 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

WEINREICH, Uriel; LABOV, William; HERZOG, Marvin I. Fundamentos empíricos para uma teoria da mudança linguística. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

Downloads

Publicado

17-05-2021

Como Citar

MELO DE ALMEIDA, B. K.; ALVES DE ARAÚJO, A.; LIDIANE DE SOUSA PEREIRA, M.; BESERRA DE MACÊDO VIANA, R. Uma abordagem variacionista do abaixamento da vogal pretônica /E/ na norma culta de Fortaleza-CE. Entretextos, Londrina, v. 21, n. 1, p. 25–49, 2021. DOI: 10.5433/1519-5392.2021v21n1p25. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/38304. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos