Entre o trabalho planificado e o realizado: configurações do agir docente de uma professora de Inglês para crianças no estágio supervisionado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2019v19n1p309

Palavras-chave:

Interacionismo sociodiscursivo, Agir docente

Resumo

O objetivo desse artigo é apresentar uma análise do agir de uma professora de língua inglesa em formação inicial (PIFI), no desenvolvimento de sua “tarefa de dar aula” no estágio supervisionado obrigatório desenvolvido da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Para a análise, enfocamos o agir linguageiro da PIFI durante a entrevista sobre seu trabalho planificado e gravado em vídeo do desenvolvimento de sua “atividade aula”. Para a análise, fundamentamo-nos teórico e metodologicamente nos pressupostos do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 2008, 2012). Para a análise do agir linguageiro da PIFI investigamos as condições de produção dos textos e a coerência pragmática (gestão das vozes e de modalizações), visto que esses aspectos podem contribuir para a apreensão do agir linguageiro. Os resultados revelam que a prática da PIFI está permeada de prescrições de ordem institucional e da didática, ao mostrar que se baseia, por vezes, em perspectivas teóricas com as quais teve contado durante a graduação. A análise desse agir linguageiro possibilitou repensar novos rumos na formação do professor de língua inglesa para crianças (LIC).

 

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Biografia do Autor

Emanuelle Cricia Oliveira da Silva Vieira, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda pelo programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina.

Juliana Reichert Assunção Tonelli, Universidade Estadual de Londrina

Pós-doutorado em Didática das Línguas pela Universidade de Genebra (UNIGE). Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

01-07-2019

Como Citar

VIEIRA, E. C. O. da S.; TONELLI, J. R. A. Entre o trabalho planificado e o realizado: configurações do agir docente de uma professora de Inglês para crianças no estágio supervisionado. Entretextos, Londrina, v. 19, n. 1, p. 309–330, 2019. DOI: 10.5433/1519-5392.2019v19n1p309. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/37116. Acesso em: 18 abr. 2024.