Da normatividade à subjetividade: nuances do agir-prescritivo educacional na EaD

Autores

  • Kleber Ferreira da Silva Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2019v19n1p285

Palavras-chave:

Prescrição, EaD, Agir, Trabalho, Interacionismo sociodiscursivo

Resumo

O artigo proposto tem como objetivo apresentar uma análise que desvela a forma como o agir-prescritivo é configurado no mais recente documento oficial que normatiza a Educação a Distância no Brasil. Assim, ancorando-se no modelo de análise textual do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), apresenta-se uma análise voltada para a apreensão do contexto sociointeracional em que o documento emana e de alguns mecanismos linguístico-discursivos que proporcionam a compreensão do agir educacional instrumentalizado pelo Decreto nº 9.057/2017. Os resultados revelam um agir-prescritivo em que o protagonismo é assumido por instâncias não-humanas, marcado pelo apagamento das instâncias enunciativas e predominância do discurso teórico.

 

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Biografia do Autor

Kleber Ferreira da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL); Mestre em Linguística e Transculturalidade pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

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Publicado

01-07-2019

Como Citar

FERREIRA DA SILVA, K. Da normatividade à subjetividade: nuances do agir-prescritivo educacional na EaD. Entretextos, Londrina, v. 19, n. 1, p. 285–307, 2019. DOI: 10.5433/1519-5392.2019v19n1p285. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/37050. Acesso em: 19 abr. 2024.