Produção de sequência didática com base no gênero infográfico em língua inglesa: um olhar para o processo de transposição didática

Claudia Lopes Pontara

Resumo


Este trabalho é parte de uma pesquisa de doutoramento cujo objetivo geral consiste em investigar se e em que medida acontece o desenvolvimento de professores de Língua Inglesa da Rede Pública do Estado do Paraná ao participarem de uma Sequência de Formação - SF, alicerçada nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo - ISD, no ensino de línguas por meio de gêneros de texto e no procedimento Sequência Didática - SD.  Neste artigo, traçamos um paralelo entre a SD elaborada por uma professora participante da SF e as dimensões ensináveis do gênero de texto infográfico, com vistas a analisar como se deu o processo de transposição didática externa do referido gênero e quais indícios de desenvolvimento podem ser percebidos nesse processo de produção docente. Os resultados destacam a importância de que o professor conheça profundamente o gênero de texto com o qual irá trabalhar, para que possa realizar adequadamente o processo de transposição didática. Para tanto, o modelo didático do gênero, bem como a SD com a qual irá conduzir o processo de ensino e aprendizagem são elementos mediadores que podem colaborar com esse processo de entendimento do professor, especialmente, quando ele mesmo os elabora. Essa ação de elaboração de material didático, em nosso caso a SD, sendo constitutiva de um processo mais amplo de formação – a SF pode contribuir para a criação de novas zonas de desenvolvimento proximal no professor participante – fator essencial rumo ao desenvolvimento profissional do docente.

 


Palavras-chave


Sequência didática; Gênero de texto; Infográfico; Transposição didática; Desenvolvimento profissional

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1519-5392.2019v19n1p241

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Revista Entretextos

Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

Universidade Estadual de Londrina

Londrina - PR

ISSN: 1519-5392

 

Email:

entretextos@uel.br


 

 Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional