Os gêneros textuais e o vestibular da UEM: entre o que é prescrito nos documentos oficiais e o que é cobrado dos candidatos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2019v19n1p163

Palavras-chave:

Gêneros textuais, Vestibular, Prescrições

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar a relação entre o que é prescrito nos documentos oficiais e o que é cobrado no vestibular da UEM, a fim de observar se há ou não regularidade nos gêneros selecionados para a prova. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foram analisadas as questões de Língua Portuguesa e a proposta de redação de duas edições do vestibular de verão da UEM (2016 e 2017). Em seguida, foram realizadas entrevistas com duas professoras de língua portuguesa do ensino médio, uma da rede pública de ensino e outra da rede particular, visando verificar se consideram as prescrições dos vestibulares na seleção dos gêneros. A fundamentação teórica deste estudo foi desenvolvida a partir da leitura de estudiosos dos gêneros discursivos como Bronckart (1999), Bakhtin (1997, 2000, 2004) e Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Como conclusão, apurou-se que, no vestibular da UEM, há uma priorização de gêneros que se encontram na esfera de circulação jornalística e literária em detrimento de outros, embora os documentos prescritivos preguem, na prática, a valorização de esferas distintas. Os dados emergentes das respostas das professoras reforçam a importância de uma leitura crítica, tanto dos documentos oficiais quanto das prescrições dos manuais didáticos, visando a valorização dos diferentes gêneros e a colaboração para um ensino democrático nas escolas.

 

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Biografia do Autor

Nayara Maira da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda do PPGEL- Programa de Pós–Graduação em Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Londrina.

Elvira Lopes Nascimento, Universidade Estadual de Londrina

Professora no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UEL) e

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Publicado

01-07-2019

Como Citar

SILVA, N. M. da; LOPES NASCIMENTO, E. Os gêneros textuais e o vestibular da UEM: entre o que é prescrito nos documentos oficiais e o que é cobrado dos candidatos. Entretextos, Londrina, v. 19, n. 1, p. 163–191, 2019. DOI: 10.5433/1519-5392.2019v19n1p163. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/37037. Acesso em: 29 mar. 2024.