“MC's de verdade não desejam sociedades sem diversidade”: o rap LGBT nas aulas de língua inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2019v19n1p109

Palavras-chave:

Interacionismo sócio-discursivo, Rap., LGBT, Ensino de língua inglesa

Resumo

Os documentos que regulam a prática docente apontam para a escola enquanto formadora de cidadãos críticos, a partir de uma perspectiva multicultural e socialmente engajada (BRASIL, 1996, 2000, 2017). Nesse sentido, o gênero canção-rap LGBT aparece como uma ferramenta para os professores de idiomas, no sentido de proporcionar a discussão dos problemas sociais que envolvem a LGBTfobia. Assim, o presente artigo tem por objetivo analisar a organização dos textos pertencentes ao gênero canção-rap cujo conteúdo temático aborda a questão da diversidade sexual, tanto em língua portuguesa quanto em língua inglesa, de modo a propor reflexões acerca do papel que esse gênero pode ter para as aulas de Língua Inglesa. Ademais, buscamos analisar também as implicações do contexto de ação para a mobilização dos mundos discursivos e dos arquétipos psicológicos. Essa pesquisa é descritiva, de cunho interpretativista e se insere no quadro teórico metodológico do interacionismo sócio-discursivo (ISD). As análises foram feitas com base nas categorias propostas por Bronckart (2003), a saber: contexto de ação, plano textual global e os tipos de discurso. Os resultados apontam o trabalho com o gênero canção-rap LGBT como uma maneira de abordar as sexualidades não-hegemônicas nas aulas de língua inglesa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Felipe Trevisan Ferreira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestrando do PPGEL - Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Vera Lúcia Lopes Cristóvão, Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Professora associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Referências

APPLE MUSIC PREVIEW. The heist. Disponível em: https://music.apple.com/us/album/the-heist/560148910. Acesso em: 8 nov. 2018.

AU, Wayne. Fresh out of school: rap music's discursive battle with education. The Journal of Negro Education, Washington, v. 74, n. 3, p. 210-220, 2005.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BAKHTIN, Mikhail; VOLOSHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem. 7. ed. São Paulo: Hucitec, 1995.

BERGAMINI, Claudia Vanessa; FERNANDES, Frederico Augusto Garcia. O rap como voz da periferia londrinense: uma abordagem de produções poéticas orais. Revista Boitatá, Londrina, v. 1, n. 1, 2005.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 3. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1970.

BRASIL. Câmara dos Deputados. LDB: lei de diretrizes e bases da educação nacional. 5. ed. Brasília, DF: Centro de Comunicação e Informação, Edições Câmara, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional curricular comum: ensino médio. Brasília: MEC, 2017. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/04/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site.pdf. Acesso em: 13 ago. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio: parte I. Brasília: Ministério da Educação, 2000.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, texto e discurso: por um interacionismo sociodiscursivo. São Paulo: Educ, 2003.

CÂNDIDO, Antônio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. 8. ed. São Paulo: T. A. Queiroz, 2000.

CHONIN, Neva. Hip to homo-hop / Oakland’s D/DC fuses gay and black identities with eyebrow-raising rhyme. SFGate, San Francisco, 16 Dec. 2001. Disponível em: https://www.sfgate.com/entertainment/article/Hip-to-homohop-Oakland-s-D-DC-fuses-gay-and-2839793.php. Acesso em: 13 ago. 2018.

FONSECA, Ana Silva Andreu. Com que currículo eu vou pro rap que você me convidou? Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 62, p. 91- 111, dez. 2015.

FONSECA, Ana Silva Andreu. Versos violentamente pacíficos: o rap no currículo escolar. 2011. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: carta pedagógica e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000.

GROOVE, Gloria. O proceder. 2017. Disponível em: https://www.letras.mus.br/gloria-groove/discografia/o-proceder-2017/. Acesso em: 8 nov. 2018.

GRUPO GAY NA BAHIA-GGB. Mortes violentas de LGBT no Brasil: relatório 2017. Disponível em: https://homofobiamata.files.wordpress.com/2017/12/relatorio2081.pdf. Acesso em: 13 ago. 2018.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

LADO A. Grupo Quedrada Queer lança videoclipe de rap. 2018. Disponível em: https://revistaladoa.com.br/2018/04/cultura/pabllo-vittar-lanca-videoclipeemocionante-do-single-indestrutivel/. Acesso em: 8 nov. 2018.

LENHARO, Rayane Isadora. Participação social por meio da música e da aprendizagem de língua inglesa em um contexto de vulnerabilidade social. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

LOVE & rockets 1: the transformation. Amazon Music. 2011. Disponível em: https://www.amazon.com/Love-Rockets-1-TransformationMurs/dp/B005JLNAJ8. Acesso em: 8 nov. 2018.

NASCIMENTO, Elvira Lopes; PINHEIRO, Elaine Cristina. Rap – um gênero textual para letramento de reexistência. In: CONGRESSO NACIONAL DE LINGUAGENS EM INTERAÇÃO MÚLTIPLOS OLHARES, 4., 2013, Maringá, PR. Anais [...]. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2013. Disponível em: www.dle.uem.br/conali2013/trabalhos/78t.pdf. Acesso em: 8 nov. 2018.

OLIVEIRA, Paul Parra Alves. Linn da quebrada e Pajubá: hipermidiatização e música queer periférica. In: PENSACOM BRASIL, 1., 2017, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2017. Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/pensacom2017/lista_area_gt4.htm. Acesso em: 8 nov. 2018.

PARADA, Sara Guerreiro; FERNANDES, Frederico. O freestyle em perspectiva: análise das práticas orais de rappers londrinenses. Revista Boitatá, Londrina, v. 2, n. 4, 2007.

POWELL, Catherine Tabb. Rap music: an education with a beat from the street. The Journal of Negro Education, Washington, DC, v. 60, n. 3, p. 245-259, 1991.

THE HEIST. Macklemore e Ryan Lewis. Seattle, WA: Macklemore LLC, 2012. CD, download digital (64:09, versão padrão, 76:08, versão especial).

Downloads

Publicado

01-07-2019

Como Citar

TREVISAN FERREIRA, F.; LOPES CRISTÓVÃO, V. L. “MC’s de verdade não desejam sociedades sem diversidade”: o rap LGBT nas aulas de língua inglesa. Entretextos, Londrina, v. 19, n. 1, p. 109–142, 2019. DOI: 10.5433/1519-5392.2019v19n1p109. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/37035. Acesso em: 18 abr. 2024.