A reescrita do gênero “resumo escolar” mediada pela lista de controle/constatações

Adair Vieira Golçalves, Eliana Merlin Deganutti de Barros

Resumo


O presente trabalho ancora-se nos princípios da engenharia didática desenvolvida pelo Grupo de Genebra filiado ao Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). Os engenheiros didáticos, segundo os estudiosos do ISD, devem responsabilizar-se pela concepção, elaboração e validação de projetos escolares e de seus respectivos dispositivos, atividades e exercícios didáticos. A finalidade é apresentar resultados de uma investigação, de natureza qualitativa, focada em duas etapas do processo de ensino da produção escrita: a revisão e reescrita textual, tendo como foco o uso de uma ferramenta de intervenção denominada “lista de controle/constatações”, utilizada durante a transposição didática do gênero textual “resumo escolar”. Os dados analisados foram gerados a partir de uma pesquisa interventiva realizada num contexto de ensino privado no interior do Estado de São Paulo, subsidiada pela metodologia das sequências didáticas de gêneros concebida pelo grupo genebrino. Para a intervenção foi utilizada a sequência didática elaborada por Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2004) e publicada pela editora Parábola. Dentre os resultados apontados pela pesquisa, destaca-se o fato de as listas de controle/constatações poderem ser consideradas, além de instrumentos mediadores do ensino, instrumentos mediadores da responsividade ativa do aluno, no processo de reescrita textual.

Palavras-chave


ISD. Resumo escolar. Revisão. Reescrita. Lista de controle/constatações.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1519-5392.2019v19n1p65

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